terça-feira, 26 de outubro de 2010

Para pensar as eleições de forma consciente e cristã.

Leniéverson Azeredo Gomes

As eleições do segundo turno estão marcadas para o dia 31 de outubro, das 8 da manhã às 5 da tarde.Será um dia inteiro onde festejaremos a cidadania e escolheremos quem governará nossa nação e alguns estados da federação cujo pleito não foi decidido no primeiro turno.E você, católico já sabe em quem irá votar?
O processo eleitoral deste ano está sendo marcado pela exposição da temática do aborto, a união civil de pessoas do mesmo sexo e outras questões religiosas.É claro que temas como segurança pública, saúde, educação, meio ambiente, agricultura, cultura, geração de empregos, habitação e economia são importantes mas nós cristãos, de forma geral, precisamos escolher candidatos que, acima de tudo, tenham ética e valores morais cristãos.
A candidata líder das pesquisas, Dilma Roussef, do Partido dos Trabalhadores, vem afirmando em campanha que é contra o aborto, sendo assim a favor da defesa da vida.No entanto, antes da campanha, Dilma, então Ministra Chefe da Casa Civil, concedeu em 2009, uma entrevista a Revista Marie Claire, uma publicação voltada para o publico feminino, na qual afirmou com TODAS as letras que era a favor do aborto.Anteriormente, em 2007, numa sabatina do portal de notícias UOL, ela havia dito que era a favor da descriminalização do aborto.
Ela vem dizendo a imprensa que tudo isso, não passa de um boato da campanha do tucano José Serra. Mas o curioso que está tudo arquivado e facilmente encontrado em qualquer site de busca na Internet. O PT, partido dos trabalhadores vem se esforçando para negar sua posição em relação a temas religiosos. No site do Partido, no link do Terceiro Congresso Geral Partidário de setembro de 2007 e no Plano Nacional de Direitos Humanos de dezembro de 2009, em comum está a intenção de legalizar o aborto, tirar símbolos religiosos dos espaços públicos e cercear a liberdade de imprensa. O PT inclusive puniu dois deputados que manifestaram ser contra o aborto. Luis Bassuma e Henrique Afonso. Em Plano de Governo e tratados internacionais o governo brasileiro assinou acordos que promoverão a legalização do aborto. Além disso, sempre conseguiram barrar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que investigaria o aborto.
Todas essas temáticas e outras foram abordadas num panfleto feito organizado pela diocese de Guarulhos (cidade da região Metropolitana de São Paulo) e amplamente distribuído em Paróquias, das mais diversas dioceses e arquidioceses do país com o tema “APELO A TODOS OS BRASILEIROS E BRASILEIRAS”.Assinado por três bispos da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o material impresso pela gráfica paulista Pana, em agosto de 2010, tem como objetivo orientar os fieis como VOTAR BEM.O PT mandou a Polícia Federal recolher o material da gráfica, fato este que ocorreu de forma rápida, quase que imediata sob o pretexto de que o material fora produzido pela campanha tucana.Para assegurar que o material não saísse para ser distribuído, militantes do Partido acamparam em frente a gráfica de forma agressiva e prepotente. Um dos três Bispos que assinaram o apelo é Dom Benedito Beni dos Santos que vem a ser o Vice-Presidente da Comissão Episcopal Representativa do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB.Dom Beni, como é chamado, é bispo de Lorena (SP) e uma semana anterior ao recolhimento do material, teve que descascar um pepino gigantesco.
O Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha considerou em entrevista ao Portal de notícias Globo.com que o bispo paulista agiu dentro da normalidade e que os bispos tem o direito de orientar os fiéis sobre questões políticas partidárias, pois o estado é laico, mas não é ateu.Acompanhe a integra da matéria, clicando no link abaixo.
http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/noticia/2010/10/para-presidente-da-cnbb-bispo-de-guarulhos-agiu-dentro-da-normalidade.html
Na Diocese de Lorena, interior paulista, está a Canção Nova, uma comunidade católica, ligada a renovação carismática, que tem emissoras de rádio, portal de internet e uma rede de televisão. Foi nessa TV, que, no dia 5 de outubro, o Padre José Augusto Moreira, em homilia da tradicional missa semanal das 7 da manhã, destinou 12 minutos, aproximadamente, para destilar orientações para que fiéis não votassem na Dilma, pois ela será a favor do aborto, da união civil entre pessoas do mesmo sexo, entre outros temas.
O Padre chegou até dizer que poderiam prendê-lo, por tais explanações. Ele proferiu essas palavras, após receber uma legião de e-mails que, segundo o qual, deixaram-no agitado (sic). No mesmo dia, por temer, credita-se, perder a concessão do canal, o Presidente da Fundação João Paulo II, Wellington da Silva Jardim, mais conhecido como Eto, distribuiu uma nota a imprensa, na mesma manhã, onde “desautorizava” o referido padre e, que, a opinião do sacerdote não representava a da comunidade. Logo em seguida, o fundador da Comunidade Monsenhor Jonas Abib, emitiu uma solene “desculpas” a Dilma e ao PT pelo “incidente”. O video chegou até ser censurado no YouTube e o Partido dos Trabalhadores exigiu ao TSE um direito de resposta a emissora católica.Mas a “desautorização” das palavras de um sacerdote de um leigo foi fortemente criticada por leigos, sacerdotes e leitores de Blogs e também por quem?Bispos como Dom Benedito Beni, que mandou uma carta congratulando-o pelas palavras homiléticas e lida pelo padre José Augusto no dia seguinte.
Na rede mundial de computadores, há muitos outros vídeos de outros religiosos católicos como o do Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto, o Padre cuiabano Paulo Ricardo e, de pastores protestantes como Silas Malafaia com os quais demonstraram seus repúdios ao PT e a forma pela qual o partido busca calar a voz de algumas pessoas ligadas às Igrejas.
Mas o que mais tem chamado atenção nesse processo eleitoral, não é a polarização da mesma em temas religiosos como aborto ou a união civil de pessoas do mesmo sexo, nem o cerceamento de bispos, padres e leigos quanto ao seu direito de se expressar, mas sim a presença do que pode ser chamado de Grupo Rebelde Católico, ou que se diz Católico.
Diferente das Católicas pelo Direito de Decidir (Organização Não-Governamental presente em vários paises do mundo, inclusive o Brasil, que defende a liberdade da mulher sobre seu corpo e dizem ser uma dissidência – não reconhecida oficialmente – da Igreja), esses rebeldes estão infiltrados dentro das Igrejas: São Padres, Bispos, leigos (muitos destes ligados a setores da juventude católica conforme alerta demonstrando na carta aberta a juventude relatada no terceiro comentário do “post” deste site http://www.deuslovult.org/2010/10/20/aviso-7/#comment-23907).
Em muitos outros lugares na Internet é possível encontrar vários casos de pessoas que querem “remar contra a maré “ da posição oficial da igreja e suas recomendações.O que está acontecendo agora nas eleições, parece uma repetição do evento de março do ano passado, quando uma menina pernambucana de 9 anos, estuprada pelo padrasto, foi forçada a fazer um aborto por uma entidade feminina.Na época, alguns católicos “malharam” o então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho e várias pessoas ligadas ao Governo Federal como o Presidente Lula, o Ministro José Gomes Temporão e a Secretária de Políticas Especiais Nilcéia Freire, manifestaram de forma favorável a interrupção da gravidez da infante.
O cânon 1398 do Código de Direito Canônico diz que “todo aquele que provoca, coopera e incentiva o aborto, seguindo o efeito, incorre em excomunhão em latae sententiae’. Uma excomunhão por latae sententiae significa, grosso modo, estar proibido de comungar, de participar de pastorais, enfim de ficar em evidência na Igreja.Essa posição da Igreja existe desde o século I, portanto, não nasceu hoje.E a Igreja, como o próprio Jesus, é a mesma ontem, hoje e sempre( Hb 13,8).
Como foi dito, além do aborto, tem-se a questão da união civil homossexual. A Bíblia nos relata no Livro do Gênesis, capítulo primeiro, versículo 27, a criação do homem e a mulher.Deus não disse lá que criou o homossexual.É justamente essa questão polêmica que vem tirando o sono – sem necessidade – de grupos como a ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transformistas).
Está tramitando no congresso nacional a PL-122, este projeto de lei diz que todo aquele que expressar alguma opinião que demonstre preconceito aos homossexuais ou qualquer coisa que denote homofobia. E ao que tudo indica, será sancionado pelo presidente da república em nome de um “pretenso” respeito e a “modernidade” do mundo atual.
Com efeito, esse projeto de lei, proibirá que, religiosos, leigos, sacerdotes católicos e pastores protestantes orientem, opinem e redijam documentos sobre o homossexualismo. Enfim, uma verdadeira lei da mordaça.
O Partido dos Trabalhadores quer calar a voz de todos aqueles que se opõe ao seu princípio ideológico. No Ceará, uma deputada petista, chamada Raquel Bastos criou um projeto que cria um conselho de comunicação no estado cearense, conforme pode ser verificado neste site http://www.cearaagora.com/noticias/politica/criacao-de-conselho-de-comunicacao-pela-al-do-ce-vira-noticia-nacional .
Outros três estados planejam criar conselhos parecido com o modelo cearense, maiores detalhes nos links abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/819621-apos-ceara-tres-estados-planejam-vigiar-midia.shtml
Até a OAB acha iniciativas como essa, demasiadamente repressiva e inconstitucional.Leia abaixo.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/819798-conselhos-para-monitorar-a-midia-sao-inconstitucionais-diz-oab.shtml
Não é a toa que o governo brasileiro, sempre demonstrou, também, ter conivência com ditadores como o Hugo Chavez, da Venezuela, do Raul Castro, de Cuba, com Evo Morales, da Bolívia e com Mahmoud Ahmajinejad, do Irã, entre outros. Nas eleições deste ano Lula, apoiou políticos como Roseana Sarney (cujo irmão, Fernando Sarney, conseguiu calar até hoje o jornal “O Estado de São Paulo” que publicava denúncias de uso do dinheiro público maranhense em sua fundação e pai, José Sarney, envolvido no ano de 2006, em escândalos no Senado), apoiou Fernando Collor de Mello a campanha para a reeleição ao Senado(não foi reeleito) por Alagoas (Collor teve o mandato cassado em 1991, por abuso de poder econômico e corrupção e na época Collor e Lula eram inimigos declarados), apoiou Cássio Cunha Lima (que se candidatou ao Senado pela Paraíba – foi eleito – mas pode ter seu diploma cassado devido ao Projeto Ficha Limpa por ter comprado votos para se eleger governador em 2002), entre outros.
Diante desse panorama como pessoas que se dizem católicas, pode votar no PT?Certamente alguns fatores acabam promovendo esse tipo de fatores: o racha ideológico da CNBB, a invasão da Teologia da Libertação (que será abordado em outro texto sobre a relação dessa teologia com Pastoral da Juventude), entre outras coisas.
Embora este artigo tenha a intenção de estimular mudanças de pensamentos, o autor do mesmo acredita que muitos continuarão com a cabeça fixa na sua rebeldia católica e vivência particular religiosa.Por isso, convido você a espalhar esta boa noticia, esta verdade que liberta a todos do Pai da Mentira que é o DIABO..Afinal, nossa missão de nós católicos é anunciar a verdade que é ÚNICA e não VÀRIAS.