segunda-feira, 12 de julho de 2010

Brasil: Bodas de ouro episcopais de D. Clemente Isnard

Fonte: Agência Ecclesia

No dia 10 de Julho, no mosteiro de S. Bento do Rio de Janeiro, celebrou-se uma Eucaristia solene presidida pelo Arcebispo metropolita D. João Tempesta Orani, em acção de graças pelos 50 anos de vida e ministério episcopal de D. Clemente Isnard.
O prelado, com 93 anos, é um grande liturgista brasileiro e foi um grande trabalhador na reforma litúrgica, sendo a única voz de língua portuguesa no Consilium ad exequendam Constitutionem de sacra liturgia.
Ordenado bispo em 1960, foi enviado da diocese de Nova Friburgo (1960-1992) e bispo emérito aceitou ser vigário geral da diocese de Duque de Caxias (1992-2004). Actualmente reside no mosteiro de S. Bento do Rio.
Na CNBB e no CELAM foi por muitos anos responsável pelos organismos dedicados à liturgia e foi também vice-presidente da CNBB (1979-1982).
Segundo D. Clemente Isnard “Jubileu é pausa no caminho para a eternidade. Pausa que, de um lado incita a um olhar retrospectivo, e de outro lado, inspira novos anelos, pois ainda resta parte da estrada a percorrer”.
Mantendo-se um espírito livre, diz: “À medida que a idade vai chegando, eu me sinto cada vez mais livre para escrever o que penso”. Todavia, “a liturgia é o lugar do encontro da pessoa humana com Deus”, sendo a vida da própria Igreja.
Por feliz coincidência, porque a referida celebração estava prevista para o dia 25 de Julho, a festa aconteceu na conclusão do retiro anual do mesmo mosteiro beneditino realizado de 4 a 10 de Julho.
A comunidade monástica é constituída por 40 monges e o Abade D. Roberto Lopes. Este ano os exercícios espirituais foram orientados pelo Pe. José Manuel Cordeiro, da Diocese de Bragança e Reitor do Pontifício Colégio Português em Roma.
Além dos monges participaram nas celebrações e nas conferências mais 10 Irmãs Beneditinas e 1 Padre diocesano. No dia 11 de Julho celebrou-se solenemente a festa do Patriarca S. Bento com milhares de fiéis.
O mosteiro de S. Bento foi fundado em 1590. A sua igreja dedicada a Nossa Senhora de Monsserrat é uma obra-prima. O seu interior é riquíssimo, totalmente forrado forrado com talha dourada que vai do estilo barroco de fins do séc. XVII ao rococó da segunda metade do século XVIII.
A sua adaptação ao espírito conciliar é muito bem conseguida segundo o princípio da nobre simplicidade.

Nenhum comentário: