sexta-feira, 15 de junho de 2012

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


A Igreja celebra  a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira que segue ao segundo domingo de Pentecostes. Neste ano, a comemoração se dá no dia 15 de junho.
A devoção ao Coração de Jesus é uma das expressões religiosas mais difundidas e amadas da piedade popular. Ela se fundamenta na Sagrada Escritura, onde Jesus se apresenta como o mestre ”manso e humilde de coração” (Mt 11,29), que oferece abrigo para as pessoas cansadas e sofridas.  O golpe de lança que foi desferido pelo soldado quando viu que Jesus já estava morto e do qual resultou uma última gota de sangue e água, demonstra o grande amor de Deus pela humanidade. É o que expressa Santa Margarida Maria de Alacoque, a grande missionária da devoção ao Sagrado Coração de Jesus: “Eis aquele coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor”.
Na Diocese de Santa Cruz do Sul, como em muitas outras dioceses, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é difundida e celebrada principalmente pelo Apostolado da Oração. É ele que organiza a festa do Coração de Jesus, motivando as celebrações nas paróquias e regiões pastorais. De tempos em tempos, o Apostolado da Oração realiza um encontrão diocesano, como aquele que aconteceu em 2010 no Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis  que, pelo oferecimento diário de si mesmos colaboram na santificação do povo. Sua união vital com Cristo se expressa na participação da missa e adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia na primeira sexta-feira do mês. Seus membros suscitam o espírito de oração, unidade e paz, motivando as famílias a se consagrarem ao Coração de Jesus, através da entronização da sua imagem nas casas. Rezam pelas vocações sacerdotais e religiosas, e se empenham na formação de novos padres e lideranças para a Igreja.
A espiritualidade do Apostolado da Oração está centrada na confiança, manifestada na invocação: “Sagrado Coração de Jesus eu confio e espero em Vós”; ou: “Sagrado Coração de Jesus faze o meu coração semelhante ao Vosso”.
Que a festa do Sagrado Coração de Jesus deste ano aproxime mais os corações humanos do coração de Cristo para que haja paz no mundo, harmonia nas famílias e vocações em nossa Igreja Diocesana.
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em vós.





Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul - RS

Dom Luiz Bergonzini (20/05/1936 - 13/06/2012) - Uma homenagem

           Leniéverson Azeredo Gomes          

O falecimento de Dom Luiz Bergonzini, nesta quarta-feira, dia 13 de junho, deixa-nos um vácuo muito grande.Ele era defensor dos valores morais e éticos.Um exímio propagador da doutrina católica que em 2010, quando ainda era bispo da cidade paulista de Guarulhos, tentou desmascarar a campanha farsante do campanha presidencial do PT e a sua então candidata, Dilma Roussef [1]. Dom Bergonzini era um homem de Deus, com "H" maiúsculo que lutava, de forma incansável pela sacralidade institucional das Pontifícias Universidades Católicas, este blog mesmo, publicou em três momentos  sua defesa pela implementação da Ex-Corde Ecclesiae, vejam [2], [3], [4].  A Igreja sofre uma grande perda, porque há agora, menos um militante das causas santas. Desde o início do ano, como se pode ver nesta foto, Dom Bergonzini, estava na UTI do Hospital Stella Maris, em Guarulhos, devido pneumonia a e adentrou , o caso agravou a embolia pulmonar que culminou em sua morte. 
       Agora nós temos um intercessor no céu, mas sua luta aqui na terra não pode morrer jamais.