Este blog tem o objetivo de defender e discutir a doutrina católica doa a quem doer, analisar a incoerência e a crise dos protestantes de forma apologética, propagar a responsabilidade social católica, recitar lindas poesias católicas, além de cutucar o dedo na ferida exposta da nossa democracia brasileira.
terça-feira, 13 de março de 2012
Esta mulher calou abortistas em audiência no senado brasileiro.
Postado por
Blog Católico do Leniéverson
às
21:10
0
comentários


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Professor da PUC deve respeitar doutrinas da Igreja, afirma bispo
Para d. Bergonzini, docentes a favor da descriminalização do aborto não deveriam lecionar
Paulo Saldaña - O Estado de S.Paulo

D. Luiz é conhecido por opiniões conservadoras em relação a esses temas. Na eleição presidencial passada, foi ele quem "recomendou" a eleitores que não votassem em Dilma Rousseff (PT) porque ela seria favorável à descriminalização do aborto.
As declarações sobre os professores foram feitas no blog do bispo no dia 3. Sob o título "Graças a Deus, a PUC não é uma ‘progressista universidade comunista’!", o clérigo defende que a instituição siga os mandamentos religiosos. "Se a PUC é da Igreja Católica, deve seguir o Evangelho e a moral cristã. Não pode ter em seu corpo docente professores contrariando os ensinamentos da Igreja Católica."
Ele cobra que a direção da PUC tome "providências" para que os "princípios cristãos e o catolicismo sejam respeitados".

Em resposta no seu blog, Sakamoto convoca o bispo para um debate sobre o tema. Segundo ele, a PUC-SP sempre respeitou suas posições e a liberdade de ele continuar a expressá-la.
A presidente da Associação dos Docentes da PUC-SP (AproPUC), Maria Beatriz Costa Abramides, ressalta que nunca houve represálias da universidade em relação a esses temas. "Sempre lutamos por uma universidade laica e plural. Temos de defender pesquisa, investigação e conhecimento voltados para os interesses da população, não ligados a uma religião.
Estudantes não são poupados pelo bispo. "Os alunos que prestam vestibular para a PUC já sabem que ela obedece aos princípios do catolicismo. (...) Eles estão obrigados a cumprir as regras", afirmou o clérigo no texto, que gerou polêmica. "Antes de servir à Igreja, a PUC tem de servir à sociedade e privilegiar os debates e a formação de cidadãos", disse o vice-presidente do Centro Acadêmico de Economia, Guilherme Bertoldi.
Procurada para comentar, a PUC informou que o reitor, Dirceu de Melo, estava fora da universidade. A reportagem não conseguiu falar com d. Luiz, que não atendeu às ligações e não respondeu ao e-mail.
Blog Comenta: Tanto o Guilherme Bertoldi, quanto o reitor, passando pela Maria Beatriz, até o Sakamoto, estão errados.As pontifícias universidades católicas são reguladas no mundo inteiro por um documento chamado, Ex-Corde Ecclesiae.Nele consta que elas nasceram do coração da Igreja e dela se fundamentar.No Peru, por exemplo, o Secretário de estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone, estabeleceu como prazo máximo em 8 de abril, Domingo de Páscoa, para que a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP) adeque seus estatutos à constituição apostólica Ex-Corde Ecclesiae que rege as universidades católicas do mundo, sob pena de perder o caráter católico e pontifício. Um grupo de alunos da universidade, inclusive, escreveram ao papa, dizendo serem favoráveis ao enquadramento.Portanto, essas "lideranças" intelectuais da PUC-SP e de outros lugares do Brasil, não podem se apropriar das universidades como se fossem deles, não são, a Universidade é Católica e, se eles não conseguem se adaptar a isso, que sigam o conselho do bispo e procurem outra faculdade para lecionar.Se insistirem nessa questão, certamente uma demissão por justa causa será mais do que justa.Simples e fácil, não?Parabéns para o Bispo.
Postado por
Blog Católico do Leniéverson
às
20:47
0
comentários


Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Assinar:
Postagens (Atom)