terça-feira, 22 de novembro de 2011

Blog Católico do Leniéverson: Rajoy: os desafios e as perseguições a um político...

Blog Católico do Leniéverson: Rajoy: os desafios e as perseguições a um político...: Mariano Rajoy Mariano Rajoy, do Partido Popular, venceu o candidato Alfredo Rubacalba, ex-ministro do interior, as ...

Rajoy: os desafios e as perseguições a um político dum partido conservador cristão na Espanha.

Mariano Rajoy

        

           Mariano Rajoy, do Partido Popular, venceu o candidato Alfredo Rubacalba, ex-ministro do interior, as eleições gerais da Espanha, neste domingo, dia 20 de novembro de 2011. 44,6% dos eleitores espanhóis aptos a votar, depositaram a confiança em Rajoy foi um resultado histórico, segundo analistas da conjuntura internacional. O membro do partido popular irá suceder José Luís Rodriguez Zapatero, do Partido Socialista Operário Espanhol, que governou a nação por oito anos.

Em Maio, o PSOE, sigla do partido de Zapatero, levou também uma forte derrota nas eleições menores e legislativas. O PP, Partido Popular, elegeu 189 deputados, quando o total é de 350, conseguiu eleger chefes de 11 das 13 comunidades autônomas - o que equivale no Brasil a Governadores de Estado. Toda essa situação insustentável obrigou a Zapatero pedir a antecipação das eleições.
Este país, até 2008, vivia uma intensa prosperidade econômica, mas três anos depois, está sofrendo uma forte crise econômica que resultou, em 5 milhões de desempregados (20,9% da população ativa), sendo parte considerável desse percentual, formado de jovens; o déficit publico ( quando os gastos são maiores que a receita orçamentária) faz com a nação não consiga chegar a meta oficial de 6% de crescimento econômico ao ano; a dívida pública que “atingirá este ano os 67 por cento do PIB, o que equivale a 730 mil milhões de euros”; a agência de classificação Fitch rebaixou notas de risco da Espanha; o sucateamento do sistema educacional e de saúde, entre outros, o que rotineiramente vem provocando uma onda de movimentos de protestos por todo o território espanhol chamados de indignados, sendo o mais expressivo o movimento 15 M (15 de maio)

Movimento dos 'Indignados' da Espanha.
                     
Assim como se percebeu em Portugal, Grécia e até nos Estados Unidos que adotou alguns pontos da agenda socialista, a Espanha, além das questões financeiras, sociais e econômicas, está afetada por uma forte crise moral e ética. Este blog abordou isso em alguns momentos: de forma direta, no post “O Ministério do Bom Senso adverte: Votar em socialista faz muito mal a sociedade”( 7/10/2011); “e de forma indireta no post “Depois da JMJ, Vargas Llosa admite que o ocidente precisa do catolicismo”(1/09/11); “¡No Pasarán! Proibir o aborto não é inconstitucional! Vitória no México!”, (29/09/11), “Projeto prevê plebiscito sobre união civil homossexual” (1/10), entre outros.
Católico, Rajoy prometeu em sua campanha revogar as leis sobre o aborto, isenção fiscal para as Igrejas, a união civil gay, entre outras sobre questões polêmicas. Por isso, ele tem sido alvo de críticas negativas e bastante ácidas pelo seu posicionamento conservador, em geral feito por grupo de defesa dos minoritários. Como no Brasil, os adversários usaram todos os expedientes, todas as conspirações, toda sorte de tramoias, para fazer com que a imagem de Rajoy e do Partido Popular  fosse prejudicada durante  a campanha eleitoral inteira. Diziam  que o Partido tentou encobrir escândalos de corrupção; que Alicia Sánchez-Camacho, candidata do partido de Rajoy à presidência da Catalunha, teria lançado um videogame em que aparecia como a heroína “Alicia Croft” atirando em imigrantes ilegais que caíam de paraquedas e explodindo dirigíveis com a bandeira independentista catalã; que Rajoy, nascido em Santiago de Compostela, não sabia falar o idoma galego : todas as acusações forem devidamente desmentidas e provadas juridicamente em contrário.
Aqui não se defende um Rajoy santo, pois todos nós somos pecadores, mas sim um líder que compreende o sentido de democracia e sociedade reais.