quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quer conhecer um pouco mais sobre a oração da Ave-Maria? Então leia este artigo que você passará a amar mais Nossa Senhora.

Por Leniéverson Azeredo Gomes


Ave-Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita és tu, entre as mulheres e bendito e o fruto de vosso ventre Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de vossa morte. Amem
.


A oração da Ave-Maria é uma das formas mais bonitas de se pedir algo a Deus por intermédio de Nossa Senhora. A princípio a Ave-Maria constava apenas das palavras do anjo Gabriel e Isabel, respectivamente: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo” (Lc 1,28) e bendita és tu, entre as mulheres e bendito e o fruto de vosso ventre (Lc 1,42).De acordo, com estudos de mariologia do saudoso D.Estevão Bittencourt, só em 1483, começou-se a dizer “Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de vossa morte.Amem.
Os mais atentos católicos e os protestantes poderiam se perguntar, de onde vem a parte “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de vossa morte”, se a mesma não consta na Bíblia?Antes da explicação devemos conhecer uma heresia (doutrina não-católica) que prevalecia no início do cristianismo chamado Nestorianismo. Criada por Nestório, um Bispo de Constantinopla, no século V, esta prática herética afirmava que Maria havia gerado apenas o Cristo humano e não Cristo Divino.
Para resolver essa questão, no mesmo século, mais exatamente, em 431, São Cirilo de Alexandria e o III Concílio Ecumênico, reunidos em Éfeso, confessaram que “o Verbo, unindo a si em pessoa uma carne animada por uma alma racional, se tornou homem”.Para o concílio, “a humanidade de Cristo não tem outro sujeito senão a pessoa divina de Deus, que a assumiu e a fez sua desde a sua concepção.Dessa forma, em caráter unânime, declararam que Maria se tornou de verdade Mãe de Deus (Theotókos, em Grego) , pela concepção humana do Filho de Deus em seu seio”.
Muito provavelmente os Padres conciliares usaram a tradição oral da Igreja e a Bíblia.Tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, há registros que embasam a tese de que Maria é a mãe de Deus.Em Filipenses 2,6-7, fala do Kenosis, ou seja, da humildade divina que ao se fazer-se como homem, demonstrou não querer prevalecer sua filial deidade (divindade).
Em Marcos 1,14, mostra que “o Verbo se fez carne e habitou no meio de nós”.Se fez carne através de quem?De Maria, ora bolas! Em Is 7,14, o profeta Isaias, havia ouvido uma profecia divina que “Eis que uma Virgem conceberá e dará a luz a um filho, que se chamará Emanuel”, que significa: “Deus Conosco”. Poderíamos citar também Lucas 1,43, quando Isabel, prima de Maria, exclama com alegria “Donde me vem esta honra de receber em minha casa, a mãe do meu Senhor?
Dessa forma, fica muito difícil a contra-argumentação agnóstica, ateia, herética e protestante de que Maria não é a Mãe de Deus.Maria nunca quis ser Deus, ela quis ser sempre a escrava do Senhor e fazer a vontade d´Ele sempre (Lucas 1,38).
E o trecho “agora e na hora de vossa morte”?Para D.Estevão Bittencourt, sugere que essa parte remete a idéia de todo ser humano que pede a graça de uma boa morte.
A forma atual da Ave-Maria aparece pela primeira vez num Breviário da Ordem dos Cartuxos, em 1563, mas só se generalizou em meados do Século XVIII.