quinta-feira, 28 de abril de 2011

João Paulo II: Últimos preparativos na Praça de São Pedro para a cerimônia de beatificação

Peregrinos já se fazem notar no Vaticano e pelas ruas de Roma


Octavio Carmo

Cidade do Vaticano, 28 abr 2011 (Ecclesia) – A azáfama dos preparativos de última hora e a presença de milhares de peregrinos dão hoje um outro colorido à Praça de São Pedro, que começou a ser decorada para a beatificação de João Paulo II, no próximo domingo.

Um ecrã gigante, um painel fotográfico e estandartes que assinalam os 26 anos e meio de pontificado de Karol Wojtyla (1920-2005) juntam-se a centenas de cadeiras e às flores que começam a ser colocadas junto ao altar onde o atual Papa, Bento XVI, vai presidir à celebração.

Fora da Praça, está ainda a ser montada a estrutura metálica destinada a acolher as televisões de todo o mundo que vão acompanhar o acontecimento, que acontece pouco mais de seis anos após a morte de Wojtyla, o primeiro Papa polaco.

Da Polónia chegaram já milhares de pessoas, que se vão distribuindo por Roma, mas há também peregrinos de outras nacionalidades, incluindo vários portugueses e brasileiros que chegaram à capital italiana esta manhã, vindos dos aeroportos de Lisboa e do Porto.

Assinalando esta celebração, o Vaticano inaugura na sexta-feira uma mostra dedicada a João Paulo II, em conjunto com as autoridades polacos, para “ilustrar a vida e o pontificado de Karol Wojtyla”.

A exposição, dividida em 15 secções, foi hoje apresentada aos jornalistas acreditados junto da sala de imprensa da Santa Sé, com a presença do Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, diante do qual foi ainda lançada, oficialmente, uma emissão filatélica conjunta entre o Estado da Cidade do Vaticano e os Correios da Polónia (Poczta Polska).

A beatificação foi anunciada a 14 de janeiro, depois da publicação do decreto que comprovava um milagre atribuído à intercessão de João Paulo II, Karol Wojtyla (1920-2005), relativo à cura da religiosa francesa Marie Simon-Pierre, que sofria de Parkinson, tal como o Papa polaco.

A beatificação é a liturgia que propõe uma pessoa como modelo de vida e intercessor junto de Deus e autoriza o seu culto público na Igreja Católica.

REFLEXÃO

QUINTA-FEIRA - Lc 24, 35-48

Quando a comunidade está reunida, realiza-se a experiência pascal, a experiência da presença do Ressuscitado. Esta presença é a manifestação do Deus da Paz, o Deus real, o Deus vivo e verdadeiro, do Deus que é solidário com os homens e está sempre participando de suas vidas, mesmos que eles não sejam capazes de perceber isso. Não é a manifestação de um fantasma qualquer. Esta experiência comunitária da presença do Ressuscitado faz com que a comunidade se torne evangelizadora, testemunha de todos os valores pelos quais Jesus morreu e ressuscitou, se torne testemunha de que de fato Jesus é o Filho do Deus vivo, que cumpriu plenamente a vontade do Pai.

Três dias de oração pelo papa João Paulo II

O Centro São Lourenço, em Roma, convida os jovens a participarem de três dias de oração pelo papa João Paulo II, que será beatificado no próximo dia 1º de maio. Fundado por João Paulo II, o centro hospeda a cruz original das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), além de ser um lugar de interesse para os cidadãos da capital italiana e peregrinos.

Os três dias de oração têm início nesta quinta-feira, 28, e se concluirão no sábado, 30. Nesses dias será possível se confessar e adorar o santíssimo. O centro fará a projeção, em seis línguas, do documentário intitulado "A força da Cruz", proposto nos três dias de oração.

Além disso, serão celebradas três missas, na quinta, sexta e sábado pela manhã. Está prevista a participação de peregrinos provenientes de várias partes do mundo, com uma forte presença de jovens da Polônia.

Cerca de trinta jovens voluntários de vários países acolherão os peregrinos e vários sacerdotes estarão disponíveis para confissões.

Parlamentares participam de Missa de Páscoa na sede da CNBB

Foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 28, na capela Nossa Senhora Aparecida, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília, a tradicional Missa dos Parlamentares, que é organizada pela assessoria política da CNBB e pela Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP). O evento, que acontece sempre na terceira quinta-feira de cada mês, celebrou a Páscoa e contou com a participação de 53 pessoas, dentre senadores, deputados, seus familiares, assessores parlamentares e integrantes da CNBB.

A missa foi presidida pelo assessor político da CNBB, padre José Ernanne Pinheiro. A senadora Ana Rita Esgário destacou a importância de valorizar o próximo e o papel da mulher na Ressurreição de Jesus Cristo.

“Cristo se faz presente nas pequenas atitudes como a partilha e a solidariedade e é assim que nós, parlamentares, devemos atuar pela sociedade brasileira”, sublinhou a senadora, que comentou também o olhar dos apóstolos Pedro e João ao paralítico, no pórtico do Rei Salomão. “O olhar dos discípulos nos faz refletir: de que maneira nós olhamos para o próximo? Nós, parlamentares, como olhamos para os setores da sociedade que todos os dias buscam respostas no Congresso Nacional para os problemas do país? Os discípulos olharam para o paralítico com o olhar da promoção da pessoa humana e não com olhar de desprezo e é assim que nós também devemos atuar todos os dias”, frisou Ana Rita.

Já sobre o papel da mulher, a senadora disse que “talvez a ressurreição de Cristo não tivesse a mesma ressonância se a mulher não tivesse anunciado que a pedra foi removida e que Cristo não está mais lá”. Segundo ela, o gesto das mulheres foi de “solidariedade e de protagonismo”.

Padre Ernanne falou sobre a dimensão do serviço. Com base na 1ª Leitura do dia (At 3,11-26) ele lembrou o papel dos discípulos Pedro e João como “exemplo a ser seguido” e disse que a Páscoa representa luz, Palavra, água e mesa: “A luz é a Ressurreição de Cristo, a Palavra é o seu ensinamento, a água é vida e a mesa é a partilha; eis o significado da Páscoa de Cristo”, explicou o presidente da celebração que comentou também a Mensagem Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo) do papa Bento XVI para a Páscoa 2011.

Nas preces, a beatificação do papa João Paulo II foi lembrada, bem como as guerras na Faixa de Gaza e a realização da 49ª Assembleia Geral da CNBB, que começa no próximo dia 4 de maio e segue até 13.

A próxima missa dos parlamentares está marcada para o dia 19 de maio, às 8h, e a reflexão ficará por conta do deputado federal Nazareno Fonteles, do Piauí.

COMEMORAÇÕES

Ordenação Episcopal
·Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ, Arcebispo Primaz de Salvador – BA, 1985
Ordenação Presbiteral
·Dom Frei José Cardoso Sobrinho, OCarm, Arcebispo Emérito de Olinda e Recife–PE, 1957
·Dom Frei José Soares Filho, OFMCap, Bispo de Carolina – MA, 1991
·Dom Mauro Morelli, Bispo Emérito de Duque de Caxias – RJ, 1965