domingo, 18 de novembro de 2012

Vem Louvar 2012 - Açailândia-MA


Eu recomendo

Reflexões sobre as eleições americanas


   O jornalista Guilherme Fiúza,  da Revista Época, escreveu um artigo, aliás, belíssimo, apesar de pequeno, neste final de semana, chamado "Obama,o Robin Hood canastrão", que fala sobre a reeleição do Presidente americano Barack Obama, e, eu gostaria de tecer alguns apontamentos muito sérios a respeito dele, que complementam e até vai além do raciocínio do articulista das Organizações Globo.

Leiam

Eu sou de matiz negra e amo minha afrodescendência, apenas amo e tenho orgulho. Eu não faço da minha cor de pele motivos para lutas que ressaltam muito mais preconceitos e travar debates equivocados sobre temas e projetos que promovem muito mais segregação do que auxiliador de alguma coisa. Pois bem, o Senhor Barack Obama, se reelegeu presidente dos Estados Unidos da América. Vários meios de comunicação citaram que a vitória de Obama foi uma vitória contra a intolerância. Como?Mas que intolerância? Para que não sabe ou marinheiros de primeira viagem no tocante a política internacional, Obama é a favor do aborto, do casamento gay, dentre outras causas comunistas ( Alô! Católicos, somos contra o quê, mesmo?), mas não é disso que está se falando. Será que uma pessoa tem de ser tratada como pobre coitada ou de forma especial só porque é negra? Até quando vamos cotizar os seres humanos por cor da pele, por classe social (morando em
bairro nobre ou humilde), dentre outras coisas?
Deveriamos ensinar nossos filhos que raça só existe a humana, nossas pastorais, dentro da igreja, deveriam ser mais  unidas (independente de cor de pele), deveriamos exigir das autoridades melhorias na educação (Do ensino básico até o pós-universitário para que essa bobagem de cotas para negros tanto em escola quanto em concurso público não tivesse a necessidade de existir), melhoria na saúde pública (que engloba saneamento básico - água potável e rede coletora de esgoto), etc.
Talvez muita gente esteja querendo me perguntar:
- Mas Leniéverson, você não achou a escravidão um absurdo? Você não acha errado negros ganharem menos que os brancos na mesma função laborativa?
Eu respondo:
Sim, achei absurdo e acho errado, mas volto a dizer, o melhor caminho para se combater isso é parar de cotizar, segmentar as pessoas por cor e deveríamos aprender nas escolas, nas famílias, nas igrejas que só existe a raça humana. E que todos podem dar-se as mãos sem medo de confundir fulano A ou Beltrano B com bandido (alias e quem disse que bandido tem cara?).
Para terminar, em minha opinião, os projetos aparentemente "bonzinhos" voltado para os negros dos Ministérios da Igualdade Racial, Cultura, Educação e consecutivamente do PT e base aliada, são muito mais segregacionistas do que motores avançados que poderiam fazer uma sociedade melhor e mais justa. Tudo que tem marxismo (que é a base ideológica do PT) no meio pende ao equívoco, porque focalizam os ângulos errados das coisas.  Focar nos ângulos certos faria com que o dia da consciência negra, que será comemorado agora, dia 20, perdesse um pouco a razão de ser. Que tal criar o dia da Consciência Humana? Senão, no final das contas, criará muito mais muros do que pontes nessa discussão.