terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cáritas planeja ação emergencial nas regiões mais afetadas pelas chuvas

As fortes chuvas em Minas Gerais já afetaram 192 municípios, sendo que 137 decretaram situação de emergência, de acordo com o último boletim da Defesa Civil no estado. Diante desse cenário, do dia 13 a 16 de janeiro, a Cáritas Brasileira e o Regional Leste 2 da CNBB (Espírito Santo e Minas Gerais) irão visitar as regiões mais atingidas pelas chuvas. A visita tem o objetivo de assessorar as equipes das Cáritas Diocesanas na ação, além de montar um plano emergencial para ajudar as pessoas necessitadas.

chuvaemmgAté agora os números da chuva são impressionantes e não param de subir. Já são 46.970 pessoas desalojadas, 3.145 desabrigadas, três desaparecidas, 119 feridas e 15 mortas, totalizando 2.905.383 pessoas afetadas pelas chuvas que assolam o estado e a região sudeste. Com isso, os assessores Márcio Camargo, da Cáritas Minas Gerais, e José Magalhães, da Cáritas Brasileira, se reuniram com os parceiros locais em Leopoldina, Governador Valadares e Belo Horizonte, entre eles, pastorais sociais, comunidades, defesa civil, assistência social e outros.

Márcio Camargo conta que a instituição está em contato com as Cáritas Diocesanas de Leopoldina, Governador Valadares e Itabira e com a arquidiocese de Belo Horizonte, para levantar as informações da situação nas dioceses e paróquias das regiões mais afetadas. "Estamos buscando informações de como está o cadastramento das famílias, os abrigos, a atuação do poder público, se existem equipes de trabalho, quais são elas. Queremos saber a demanda real e concreta, ou seja, o que estas pessoas estão precisando agora", afirma. 

Comentário do Blog.A Cáritas é um braço assistencial que existe em mais de 200 países e uma das 192 entidades católicas que faz um belo trabalho humanitário no mundo, surgida em 1897, na Alemanha.No Brasil, existe desde a década de 50, do século passado.