sexta-feira, 1 de junho de 2012

Encontro de universitários brasileiros sobre "educação e cultura"


Leiam esta notícia e este blogueiro comenta no final

Brasília (Rádio Vaticano) - O Bispo referencial do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Tarcísio Scaramussa, anunciou no dia 30 de maio o tema e o lema escolhidos para o 2º Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos (EBRUC). O tema escolhido é “Educação e Cultura: areópagos da missão”, e o lema “Falamos daquilo que sabemos, testemunhamos o que vimos”, expressão baseada no Evangelho segundo São João.
O encontro será realizado de 12 a 14 de outubro, em Curitiba (PR), e a expectativa dos organizadores é que mais de 500 pessoas participem do evento.
Dom Tarcísio destacou que o tema e o lema do Encontro constitui um grande estímulo para os jovens, chamando-os a serem protagonistas da evangelização no meio universitário.
“A escolha deste tema coloca no centro do próximo EBRUC a Educação e a Cultura como espaços da missão evangelizadora da Igreja e de cada cristão. Este espaço é definido sugestivamente como um areópago, expressão que remonta à Grécia antiga, e que foi assumindo significados diferentes, de acordo com a evolução política”, afirmou o Bispo.
O tema ressalta, portanto, “que a Igreja, através de seus membros individualmente, e de seus grupos e instituições organizadas, também se faz presente no campo da Educação e da Cultura, como areópagos do nosso tempo, concretizando neles sua missão evangelizadora”.

Comentário do Blog: Num momento em que, os Diretórios Centrais Estudantis (DCE´s) das Universidades, e a União Nacional dos Estudantes (UNE), estão cada vez mais aparelhados por membros militantes e afiliados a partidos comunistas, é, mais que urgente a igreja, também definir-se e definir aos outros, que orientação ideológica quer seguir: ou a teologia da libertação embebida pelo marxismo ou viver sob o manto recomendado do Magistério da Igreja Católica Apostólica Romana.E, mais, fazer com que os jovens acadêmicos, principalmente os de origem católica, sejam constantemente instruídos e formados sobre a origens das primeiras universidades que foram fundadas pela igreja e que a fé não atrapalha a razão, uma não prejudica em nada a outra.Por isso, a importância de Pastorais Universitárias da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Movimento Universidades Renovadas(MUR-RCC)ligado a Renovação Carismática Católica .