quinta-feira, 20 de junho de 2013

Novos bispos para as dioceses de Caraguatatuba(SP) e Almenara (MG) foram nomeados pelo Papa Francisco na manhã de ontem



                  


Bispos19062013Na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, a Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou que o Santo Padre, Papa Francisco, nomeou dom José Carlos Chacorowski (foto à esq.) como bispo da diocese de Caraguatatuba (SP), transferindo-o do ofício de auxiliar da Arquidiocese de São Luís do Maranhão (MA). Também foi nomeado o Monsenhor José Carlos Brandão Cabral (foto à dir.) como bispo da diocese de Almenara (MG).

Dom Chacorowski nasceu em Curitiba, em 1956. Recebeu a ordenação presbiteral em 1980. Atuou no campo da formação na Diocese de Palmas (PR), e em seguida trabalhou na missão Ad Gentes no Zaire, hoje República Democrática do Congo, entre 1982 e 1987. De volta ao Brasil, trabalhou na equipe da Pastoral Rodoviária por quase 10 anos. Foi também diretor provincial das Filhas da Caridade da Província de Curitiba (1996 - 2005). Foi pároco na diocese de Paranaguá (PR) entre 2005 e 2009, e diretor das Filhas da Caridade da Província da Amazônia, entre 2009 e 2010. Em dezembro de 2010, foi nomeado pelo papa Bento XVI bispo titular de “Case Nere” e auxiliar na Arquidiocese de São Luís do Maranhão.

O Monsenhor José Carlos Brandão Cabral é natural de Queiroz (SP), e está com 50 anos de idade. Iniciou sua formação religiosa em 1977, na fraternidade dos Frades Capuchinhos, mas em 1989 passou a fazer a caminhada dos estudos na diocese de Limeira (SP), onde recebeu a ordenação presbiteral em 1993. Trabalhou em diversas paróquias desta diocese, e colaborou com a cúria diocesana nas funções de vigário episcopal e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Campinas. Atualmente, era o pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Americana (SP) e chanceler da cúria. A nomeação para a diocese de Almenara foi realizada pelo Papa Francisco após o pedido de renúncia de dom Hugo Maria Van Steekelenburg, por motivo de idade

Cardeal de São Paulo, Dom Odilio Scherer: Manifestações tem um “caráter positivo” porém sem o vandalismo e a violência.

Blog do Carmadélio 

 

      
O Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer (foto acima), comentou nesta terça-feira, 18, que as manifestações pacíficas que têm ocorrido em São Paulo e nas principais capitais do País tem “um caráter positivo”: a de um “acordar da consciência do povo e das massas”. 
“No convívio democrático é importante que o povo se manifeste, que acorde da ’sonolência’, digamos assim, que não delegue totalmente a sua representação a quem de fato é representante e exerce um cargo, mas que as pessoas, para além de partidos, continuem a ter a sua vontade política, a sua vontade de expressão, que agora está aparecendo de muitas maneiras, na voz dos estudantes, de quem pede mais segurança, de quem pede melhores condições de saúde e de viabilidade urbana”, afirmou o cardeal. 
Afirmou: ’No convívio democrático é importante que o povo se manifeste’, afirma Dom Odilo. 
Dom Odilo disse ainda que “espera que essas vozes que vêm das praças, das manifestações, possam ser ouvidas e compreendidas”. E salientou que é “desaprovável” os atos de vandalismo e as manifestações de violência, seja por parte dos manifestantes ou dos policiais. 
O arcebispo de São Paulo é membro do Conselho da Cidade e participa nesta manhã de uma reunião convocada pelo prefeito Fernando Haddad, juntamente com representantes do Movimento Passe Livre (MPL), que irão expor suas propostas e visões para o setor.