quarta-feira, 10 de abril de 2013

Católico de Esquerda! Católico de Direita! É confusão pra todo lado! Vamos desembolar esse nó?Leiam o texto e entendam.


                                                                                                                   
Leniéverson Azeredo Gomes                                   



Eu não me aguento. Eu tenho a certeza de que vivemos tempos de samba de crioulo doido. Você conhece um cristão, seja ele católico ou protestante dizer que é simpatizante, militante e filiado a um partido de esquerda? Sim, sabemos nós do Estado do Rio de Janeiro por natureza ou adoção, sabemos melhor o que significa a expressão samba de crioulo doido. É a simbologia de algo bagunçado e maluco. Tudo bem que os termos esquerda e direita é uma  classificação de orientação política criado pelo marxismo, mas vamos aqui fazer algumas reflexões do ponto de vista teológico, onde que afirma, inicialmente que, sentar à DIREITA do Pai, significa aquele que faz a vontade do Pai e aquele que por mérito merece a Glória e a Honra de Deus. Bom, a prova disso pode ser encontrada de duas formas: a) Em citações bíblicas b) nas orações que recitamos durante a Celebração Eucarística.

a)      Em citações bíblicas:

*Sal 109, 1, Mt 22, 44. Lc 20,42- "O Senhor disse a meu Senhor: Senta-te a minha DIREITA até que eu ponha teus inimigos por escabelo dos teus pés".
* Mt 25, 34-46 "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua DIREITA: Vinde, benditos de meu Pai. Possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes; estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me. Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos? Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te? E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes".

*Mc 15, 27 - "Crucificaram com ele dois bandidos: um à sua direita e outro a sua esquerda".
*Mc 16,19-"Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e, ele está sentado a DIREITA de Deus".
*At 2,33 -"Exaltado pela DIREITA de Deus, havendo recebido do Pai o Espírito Santo prometido, derramou-o como vós vedes e ouvi”.
*At 5,31 -"Deus elevou-o pela sua mão DIREITA como Príncipe e Salvador, a fim de dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados".
*At 7, 55- 56 -"Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à DIREITA de Deus. E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão DIREITA de Deus".
*Rm 8, 34 -"Quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, ou melhor, que ressuscitou que está a mão DIREITA de Deus, é quem intercede por nós!”.
*Col 3,1- "Se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à DIREITA de Deus”.
*Hb 1, 3 - "Assentou-se à DIREITA da majestade nas alturas".
*Hb 8, 1-"O ponto essencial do que acabamos de dizer é este: temos um Sumo Sacerdote, que está sentado à DIREITA do trono da Majestade divina nos céus (...)”.

b)      Nas orações que recitamos durante a Celebração Eucarística.

Oração do Glória: Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por vossa imensa glória, Rei Celeste, Deus Pai Onipotente. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vos que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vos que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vos que estais à DIREITA do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo; só Vós, o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo na glória de Deus Pai. Amém.

Oração do Credo (Creio em Deus Pai): Creio em Deus-Pai, todo poderoso, criador do céu e da terra e em Jesus Cristo seu único filho, Nosso Senhor que foi concebido pelo poder do Espírito Santo nasceu da Virgem Maria Padeceu sob Pôncio Pilatos Foi crucificado, morto e sepultado desceu a mansão dos mortos ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus está sentado à DIREITA de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos Na remissão dos pecados na ressurreição da carne na vida eterna. Amem.
Sobre a citação da palavra DIREITA no Credo, São João Damasceno entende que esta DIREITA do Pai tem ser compreendida como “a glória e a honra da divindade, onde aquele que existia como Filho de Deus antes de todos os séculos como Deus é consubstancial ao Pai se sentou corporalmente depois de encarnar-se e de sua carne ser glorificada”.
O artigo 664, do Catecismo da Igreja Católica, acrescenta que sentar-se à direita do Pai significa a inauguração do Reino do Messias, realização da visão do profeta Daniel no tocante ao Filho do Homem: “A Ele foram outorgados o império, a honra e o reino, e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará, e seu reino jamais será destruindo” (Dn 7,14). Esse raciocínio entra em consonância com o que diz a forma mais completa do Credo, chamada de Símbolo niceno-constantinopolitano, que a partir desse momento da inauguração, os apóstolos se tornaram as testemunhas do “Reino que não terá fim”.  
Viram tanto nas citações bíblicas, quanto nas orações que rezamos na Santa Missa, nos chamam, nos convocam para a estarmos a DIREITA do Pai, cumprirmos a vontade d´Ele para merecer a Sua Glória. Agora entenderam o samba de crioulo doido? É verdade, como eu disse acima, os termos, DIREITA e ESQUERDA, tão entoados, originam do marxismo, mas, quando esses termos, são ditos por “católicos” – isso mesmo com aspas – mostra um oceano de contradições entre o conservadorismo exigente e oficial do cristianismo e a defesa de uma teologia mais liberal que se curva aos caprichos hedonistas (prazer pelo prazer) do mundo moderno.
Amados, menos teologia da libertação e mais Magistério da Igreja Católica. Devemos estudar e nos focar mais na doutrina oficial da Igreja de Cristo, assim, afastando doutrinas e filosofias enganadoras, teremos a certeza de que estamos fazendo a coisa certa. Afinal, você quer estar a DIREITA de Deus ou dançar ao ritmo desencontrado de um sambinha sem harmonia com o Pai? A decisão e responsabilidade são inteiramente suas.