quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Heresias: Uma radiografia sobre a doença comportamental cristã que vem cada mais crescendo.

Leniéverson Azeredo Gomes

Desde a sua fundação por Jesus Cristo, a Igreja Católica convive com doutrinas que são contrárias a verdade revelada. A cada uma delas, chamamos de Heresias, palavra que vem do latim haerĕsis, esta que vem do grego, αἵρεσις, e significa em português, escolha ou opção. Em linhas gerais, heresia é na verdade, uma deturpação, má-interpretação ou, também, uma distorção grave da doutrina. Grosso modo, quem pratica a heresia, incorre numa espécie de excomunhão.
Para incorrer numa heresia, dentro do catolicismo, a pessoa tem estar batizada e praticar sem querer ser corrigido, a sua má-conduta, diferente da verdade trazida da doutrina dos apóstolos. A própria Bíblia, na carta de São Paulo aos Gálatas, no capítulo 5, versículo 20, fala sobre a "aparição de heresias", "idolatria, feitiçarias, inimizades, ambições, emulações, iras e brigas."
Ao longo da história, houve e ainda há muitos que discordam dos, por exemplo, dois principais dogmas da Igreja Católica, como: o dogma da Santíssima Trindade e da Imaculada Conceição de Maria. Afinal, para a Igreja Católica, dogmas são verdades de fé a qual todo católico batizado e evangelizado é orientado a seguir. Da discordância herética desses dois dogmas, surgiram, pelo menos 30 outras heresias, dentre eles o arianismo e o nestorianismo.
O Arianismo, criado no Século V por Ário, dizia que Jesus, não era filho de Deus. Já o Nestorianismo, também do Século V e criado por Nestório, Bispo de Constantinopla, dizia que Maria não era mãe de Deus (Theotókos).
Hoje, no século XXI, as heresias ganharam roupagem e matizes diferentes. Todas elas tem a ver o pensamento secularista iluminista.De acordo, com o teólogo alemão, Wolfhart Pannenberg, professor de Teologia Sistemática da Universidade de Munique - Alemanha, em seu livro “How To Think About Secularism” (Como Pensar sobre o Secularismo), nesse tipo de pensamento, o cristãos são desafiados a “justificar suas afirmações de verdade por meio de argumentos racionais ao invés de simplesmente apelar para a autoridade religiosa”, ou seja, para os cristãos adeptos do secularismo iluminista seguir uma doutrina equivale a mera questão de opinião sobre ela – a doutrina - que pode ou não ser afirmada de acordo com as preferências do indivíduo, ou dependendo de se elas falam diretamente a desejos pessoais.
O Teólogo alemão acrescenta que, “a empreitada missionária é uma questão de impor nossas preferências pessoas e preconceitos culturalmente condicionados sobre os outros, e é, portanto não só ilegítima como moralmente ofensiva”.
De fato, está cada vez mais comum, nos deparar com a desobediência a verdade revelada e autoridades da Igreja como o pároco, o bispo ou arcebispo e, até mesmo, o Santo Padre, o Papa.
Na prática, “católicos” rebeldes, que não aceitam seguir a verdade revelada como ela é, notoriamente, afirmam que a sua postura é a correta e ninguém pode contestá-los.Talvez, você esteja se perguntando, porque que a palavra católicos foi colocada entre aspas?Por uma razão bastante evidente, para deixar claro que um verdadeiro católico é aquele que é dócil ao Espírito, aceita de bom grado a verdade revelada e é fiel, é bom repetir FIEL, as autoridades eclesiais.
Preocupado, principalmente com as heresias modernas, este blog se propõe a debater com vocês todas elas, em artigos diferentes. Para deixar o internalta com “água na boca”, o blog elencará, pelo menos, 10 tipos modernos de heresias que serão discutidas - com o apoio da bíblia, do catecismo e dos documentos da Igreja - e porque foram classificadas como tais:
1.- Sou batizado(a) como católico(a), mas não preciso ir à Igreja para demonstrar a minha fé.
2.- Eu cumpro as duas, das cinco Leis da Igreja que são assistir a missa inteira aos domingos e guardar os dias de festa, portanto, não preciso fazer parte de pastorais.
3.- Trabalho como agente de pastoral, dou minha vida, dou meu sangue para a Igreja, mas não preciso de formação.
4.- Não buscar saber as contribuições do catolicismo na história do mundo ocidental e oriental.
5.- Afirmo ser católico(a), mas sou simpatizante da Teologia da Libertação e, defendo as idéias de seus principais expoentes.
6.- Freqüento a Igreja, vou as missas, sou casado(a) no civil, mas não preciso me casar na Igreja, e não quero que as pessoas insistam nisso.
7- Atacaram a Igreja Católica, os Padres, os Bispos e o Papa?Acho que isso não me diz respeito.
8.- Declaro com todas as letras que sou católico, mas acredito fortemente que não preciso colocar coisas na minha casa, alterar a rotina na minha família ou evangelizar minha família na fé católica.Isso é desnecessário.
9.- Diferente de outras denominações cristãs, a Católica não me obriga a ser dizimista, então não serei um.
10.-Acho a música protestante ou evangélica, muito mais ungida que a católica, mas não se preocupe sou católico(a) praticante e creio que isso não irá afetar meu amor a Igreja Católica.


Será um debate bastante pertinente e, certamente entrará em muitas polêmicas.