segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Agosto, mês em que a Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, vivencia de maneira mais enfática a temática das vocações

Leniéverson Azeredo Gomes



     Caros irmãos em Jesus Cristo, que acompanham este blog,  nós entramos em  agosto e, com ele, está a aberta a temporada de abordagens temáticas  mensais trabalhadas pela Igreja Católica no Brasil, neste segundo semestre do ano, e, que vai até o mês de outubro. O ponto de partida, ou seja, o tema que será usado como lançamento desta sequência de meses específicos é a questão vocacional. Em setembro, será trabalhada a temática da Bíblia – Sagradas Escrituras - e em outubro – o ponto de chegada-; a questão do  “ Ser Missionário”.
   É muito comum, em alguns lugares, uma confusão entre o mês vocacional e o mês missionário, mas não há razão de sê-la. O que será trabalhado, liturgicamente, dois meses depois de agosto, é, na verdade, o segundo passo após a pessoa ser chamada, ou seja, é um complemento da vocação.
   O mês vocacional é uma particularidade da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil. Foi criado, em 1981, na Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Todas as arquidioceses e dioceses com suas respectivas paroquias, vicariatos e foranias irão liturgicamente celebrar e vivenciar este, que é um dos períodos mais importantes na vida da Igreja.  Serão cinco semanas onde será feito um ‘passeio’ pelos diversos tipos de vocações as quais todo ser humano de fé recebe de Deus. Abaixo e em ordem, os subtemas semanais abordados no mês vocacional:
No primeiro domingo destacamos o dia do padre, a motivação é a festa de S. João Maria Vianey, lembrada no dia 04 de agosto, padroeiro dos párocos e, a partir de agora neste ANO SACERDOTAL, também padroeiro de todos os padres.
No segundo domingo celebramos o dia dos pais, recordamos, então, o chamado a gerar vida, a continuar com a obra criadora de Deus. Ser pai e ser mãe, constituir família, assumir um estado de vida na Igreja. Inicia-se neste Domingo a SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA.
No terceiro domingo celebramos a vocação consagrada, feminina e masculina, motivados pela festa da Assunção de Maria, modelo de todos aqueles que dizem sim ao chamado de Deus para um entrega total.
No quarto domingo trazemos presente todos os ministérios leigos, a vocação de todos os batizados.
No quinto domingo celebramos e agradecemos a Deus a generosidade dos catequistas, que são braço direito dos sacerdotes.
Ao longo desse mês, este blog trará até vocês, internautas, alguns textos profundos e ricos sobre vocações. Confiram. 

Nenhum comentário: