sexta-feira, 15 de junho de 2012

Solenidade do Sagrado Coração de Jesus


A Igreja celebra  a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira que segue ao segundo domingo de Pentecostes. Neste ano, a comemoração se dá no dia 15 de junho.
A devoção ao Coração de Jesus é uma das expressões religiosas mais difundidas e amadas da piedade popular. Ela se fundamenta na Sagrada Escritura, onde Jesus se apresenta como o mestre ”manso e humilde de coração” (Mt 11,29), que oferece abrigo para as pessoas cansadas e sofridas.  O golpe de lança que foi desferido pelo soldado quando viu que Jesus já estava morto e do qual resultou uma última gota de sangue e água, demonstra o grande amor de Deus pela humanidade. É o que expressa Santa Margarida Maria de Alacoque, a grande missionária da devoção ao Sagrado Coração de Jesus: “Eis aquele coração que tem amado tanto aos homens a ponto de nada poupar até exaurir-se e consumir-se para demonstrar-lhes o seu amor”.
Na Diocese de Santa Cruz do Sul, como em muitas outras dioceses, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus é difundida e celebrada principalmente pelo Apostolado da Oração. É ele que organiza a festa do Coração de Jesus, motivando as celebrações nas paróquias e regiões pastorais. De tempos em tempos, o Apostolado da Oração realiza um encontrão diocesano, como aquele que aconteceu em 2010 no Parque da Oktoberfest de Santa Cruz do Sul.
O Apostolado da Oração é uma associação de fiéis  que, pelo oferecimento diário de si mesmos colaboram na santificação do povo. Sua união vital com Cristo se expressa na participação da missa e adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia na primeira sexta-feira do mês. Seus membros suscitam o espírito de oração, unidade e paz, motivando as famílias a se consagrarem ao Coração de Jesus, através da entronização da sua imagem nas casas. Rezam pelas vocações sacerdotais e religiosas, e se empenham na formação de novos padres e lideranças para a Igreja.
A espiritualidade do Apostolado da Oração está centrada na confiança, manifestada na invocação: “Sagrado Coração de Jesus eu confio e espero em Vós”; ou: “Sagrado Coração de Jesus faze o meu coração semelhante ao Vosso”.
Que a festa do Sagrado Coração de Jesus deste ano aproxime mais os corações humanos do coração de Cristo para que haja paz no mundo, harmonia nas famílias e vocações em nossa Igreja Diocesana.
Sagrado Coração de Jesus, eu tenho confiança em vós.





Dom Canísio Klaus
Bispo de Santa Cruz do Sul - RS

Nenhum comentário: