terça-feira, 24 de abril de 2012

Todo aquele que diz ter identidade católica tem de crer que "Fora da Igreja Católica não há Salvação".


Leniéverson Azeredo Gomes


No artigo anterior, pudemos perceber, de forma bem clara, o perfil de um verdadeiro e autêntico católico. No entanto, devemos também explicitar algumas questões práticas sobre esta identidade católica, será usado como base, para isso, os tópicos do artigo 837, do Catecismo da Igreja Católica.
A identidade católica está ligada ao aceite - concordar - na totalidade da organização e todos os meios de salvação nela instituídos e em sua estrutura visível, que é regida por cristo por meio do Sumo Pontífice e dos Bispos:
Desde a sua fundação até hoje, a Igreja Católica sustenta com bastante rigor que ela é o único caminho para se encontrar a salvação plena.Com a reforma protestante, no século XVI, o magistério da Igreja Católica, passou a ter que se superar para manter esse discurso, pois precisa, de forma catequética, responder perguntas como:
·       Onde é que está escrito que Cristo fundou a Igreja Católica?;
·    Onde se prova que Pedro foi o primeiro Papa?;
·    Onde é que está escrito que Cristo é a cabeça da Igreja?;
·       Onde isso, onde aquilo e onde acolá.
A identidade católica está intrinsecamente ligada a acreditar e defender que, de fato, Cristo deixou na terra a igreja católica e que as outras Igrejas e seitas foram fundadas por homens após a reforma protestante de Lutero.
Papa Pio IX

O catolicismo é a religião criada por Jesus Cristo, há dois mil anos, fato comprovado na passagem de Mateus 16, 18-19 e em leituras patrísticas – patrística é o estudo dos primeiros padres da Igreja -. Santo Agostinho e São Cipriano de Cartago defendia que só na Igreja Católica encontra-se a salvação, mas foi com São Pio IX, que isso ficou bem mais claro.
“Fora da Igreja Apostólica Romana ninguém pode salvar-se.[…] Entretanto, também é preciso ter por certo que aqueles que sofrem de ignorância da verdadeira religião, se aquela é invencível, não são eles ante os olhos do Senhor réus por isso de culpa alguma.”
Apesar da ressalva de que, “é preciso ter por certo que aqueles que sofrem de ignorância da verdadeira religião, se aquela é invencível, não são eles ante os olhos do Senhor réus por isso de culpa alguma”, ainda assim, quem deseja ser e ter uma identidade católica deve compreender e assimilar que somente a Igreja Católica tem a plenitude da salvação e o depósito da fé (depositum fidei).
A identidade católica está unida com Ele, Jesus Cristo, pelos vínculos da profissão de fé, dos sacramentos, do regime eclesiástico e da comunhão.
A oração do creio ou a profissão de fé pode-se dizer que é a síntese do ser católico, ou seja, define a certeza de que todo fiel deve ter na Santíssima Trindade (dogma) e na Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana. Quando essa oração é feita nas celebrações eucarísticas, toda a assembleia deve fazê-la “relembrando o santo Batismo que purifica, o perdão que recebemos (...) combater os movimentos da concupiscência, que não cessam de arrastar-nos para o mal”(Catechismus  Romanus. 1,11.3) e afirmando  com convicção de que “ela não foi elaborada segundo as opiniões humanas, mas sim; a Sagrada Escritura inteira guardando o que há de mais importante, para dar, na sua totalidade, a única doutrina de fé.

Nenhum comentário: