terça-feira, 24 de abril de 2012

Algarve: Bispo sublinha que devoção a Maria consiste em «imitar as suas virtudes» e não «numa emoção estéril»



Loulé, Faro, 24 abr 2012 (Ecclesia) – O bispo do Algarve afirmou no domingo em Loulé, perante milhares de pessoas, que “a verdadeira devoção” a Maria “não consiste numa emoção estéril e passageira” mas em “imitar as suas virtudes”.
Dom Manuel Quintas, Bispo do Algarve 
D. Manuel Quintas, que presidiu à missa da Festa Grande de Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como Mãe Soberana, sublinhou que a fidelidade à Mãe de Cristo é “fundamental” para aperfeiçoar a espiritualidade pessoal e a “generosidade do compromisso em prol da missão e anúncio do evangelho”, refere o jornal Folha do Domingo.
Essa missão “não pode ser considerada facultativa ou suplementar da vida”, pelo que “nenhum batizado deve sentir-se dispensado” de a concretizar, frisou o prelado, que pediu aos fiéis para aderirem a Deus com “consciência renovada”.
Após a missa, concelebrada por D. António Carrilho, bispo do Funchal e natural de Loulé, realizou-se a procissão pelas ruas centrais da cidade, que culminou com a subida ao cerro onde o Santuário está situado, com a pequena ermida e a nova igreja dedicadas à Mãe Soberana.
A festa, considerada a “maior manifestação de fé a sul do Tejo”, voltou a atrair a Loulé “uma multidão imensa de pessoas que congestionou por completo a circulação na cidade”, descreve o jornal diocesano.
Durante a celebração, cujos primeiros registos históricos remontam ao século XVI, D. Manuel Quintas consagrou a diocese a Maria.

Nenhum comentário: