segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Educação: Papa destaca papel das escolas católicas Bento XVI recebe Congregação responsável por esta área e fala em «emergência educativa»

Cidade do Vaticano, 07 Fev (Ecclesia) – Bento XVI destacou hoje o “importante” serviço das escolas católicas em todo o mundo num momento de «emergência educativa».

Falando aos participantes na reunião plenária da Congregação para a Educação Católica, no Vaticano, o Papa disse ser “importante o serviço que desempenham no mundo as numerosas instituições formativas que se inspiram na visão católica do homem e da realidade”.

“A obra educativa parece tornar-se cada vez mais árdua porque, numa cultura que demasiadas vezes faz do relativismo o seu próprio credo, acaba por falta a luz da verdade”, indicou.

Bento XVI disse mesmo que alguns consideram “perigoso falar da verdade, instilando assim a dúvida sobre os valores de base da existência pessoal e comunitária”.

Para o Papa, “a educação e a formação constituem hoje um dos desafios mais urgentes que a Igreja e as suas instituições são chamadas a enfrentar”.

“Educar é um acto de amor, exercício da «caridade intelectual», que requer responsabilidade, dedicação, coerência de vida”, acrescentou.

Nas escolas católicas, disse Bento XVI, é necessária a “coragem de anunciar o valor «largo» da educação, para formar pessoas sólidas, capazes de colaborar com os outros e de dar sentido à sua própria vida”.

Aos participantes no encontro, entre os quais se inclui D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, o Papa falou de “educação intercultural”, pedindo “uma fidelidade corajosa e inovadora, que saiba conjugar a clara consciência da própria identidade e a abertura à alteridade”.

“Também a este respeito emerge o papel educativo do ensino da Religião católica como disciplina escola, em diálogo interdisciplinar com as outras”, defendeu Bento XVI, para quem, isso “contribui grandemente não só para o desenvolvimento integral do estudante, mas também para o conhecimento do outro, a compreensão e o respeito recíprocos”.

Neste contexto, o Papa sublinhou a importância de apostar na formação de dirigentes e formadores, “não só de um ponto de vista profissional, mas também religioso e espiritual”

“Com a coerência da própria vida e o compromisso pessoal, a presença do educador cristã torna-se expressão de amor e testemunho da verdade”, referiu.

Bento XVI deixou ainda uma palavra de estímulo às Universidades Católicas, desejando que possam ser “uma obra preciosa para promover a unidade do saber, orientando estudantes e professores para a Luz do mundo”.

OC

Nenhum comentário: