quarta-feira, 21 de julho de 2010

Semear Vocações: Como um chamado gera tantas hesitações e dilemas.

Reflexão por Leniéverson Azeredo Gomes

Ser ou não apto para a missão a qual o Senhor está me chamando a fazer?Parece uma pergunta revestida de dúvidas, não é?De fato, o Senhor Deus incumbe todo batizado a ser “Profeta para as nações” e Ele, capacita todo missionário a desempenhar sua função de forma ungida.
A primeira leitura litúrgica de hoje (Jr 1.1.4-10) nos lembra do profeta Jeremias. Nascido em 650 a.C ele é Filho de Helcias, um dos presbíteros que morava em Anatot – atual Anata – uma cidade que fica 6 km ao nordeste de Jerusalém. Como se percebe, Jeremias era de uma família extremamente religiosa, mas tinha uma personalidade tímida e hesitante.
Dos versículos 4 a 5, do primeiro capitulo do livro que leva seu nome, Deus fala a ele sobre o fato de o conhecer desde “antes de ser modelado no ventre materno”(v.4). Não estranhem isso, Deus havia dito isso, também a Isaias, em Is 49,1. Mas esse discurso divino era direcionado a uma consagração muito mais para uma “missão profética do que a santificação interior”, como a Bíblia de Jerusalém.
Sua hesitação se impõe no versículo 6, quando ele afirma que não está apto a vocação, por ser “ainda uma criança”.Não se deve aqui, considerar a palavra criança no sentido cronológico ou etário, mas sim no sentido de uma alegada “imaturidade espiritual”.
“Desculpas” para se esquivar da missão divina, não é a única registrada no Antigo Testamento. Moisés, em Ex 3,7-12, recebeu de Deus a missão de libertar o povo hebreu que havia sido preso pelo faraó egípcio, mas se esquivou afirmando que era indigno a desempenhar tal incumbência. Como Jeremias, usava características de sua personalidade para fugir da missão.
Moisés era gago e, por isso, afirmava que não tinha voz para pregar “Ah, Senhor! Eu não tenho o dom da palavra; nunca o tive, nem mesmo depois que falastes ao vosso servo; tenho a boca e a língua pesadas”(Ex 4,10).
Deus em ambos os casos, ou seja, tanto a Jeremias quanto a Moisés, dava sempre palavras de animo; de superação das dificuldades e capacitação espiritual. A hesitação dos dois mostra a falta de uma verdadeira visão da palavra Diaconia, quer dizer, do Serviço ao Evangelho.
Mas é claro, que, no caso de Jeremias e Moises, todos sabem, houve uma vitória sobre a hesitação inicial. Ambos desempenharam sua missão profética e se tornaram ao seu tempo, “Profetas e Sinal de Luz para as nações”.
Nos dias atuais, é fácil encontrar muitas pessoas que resistem ao chamado do Mestre. Falam que são tímidos; não tem maturidade suficiente; não tem nada na Igreja que sirva para ele, enfim, um monte do que chamamos, no popular, de conversa fiada. Assumir uma vocação diaconal, ou seja, uma vocação ao serviço do Reino, exige do fidalgo uma conversão interior. Chamado e Vocação não são só sinônimos puros pela semântica, são sinônimos na origem. Vocação vem do latim Voccare, que significa chamar para dentro, aderir de forma particular uma missão pessoal, profissional ou religiosa.
Todo cristão é chamado a uma missão, pois a messe (o trabalho) é grande, mas os operários são poucos (Mt 9,35). O centurião descrito em Mt 8,8 falava para Jesus que “ele não se sentia digno de entrar na morada do Senhor, mas ao escutar uma palavra d´Ele sabia que encontraria a salvação”.Talvez o centurião não soubesse, mas seguia um princípio de São Paulo e Santo Agostinho, respectivamente: “na fraqueza espiritual podia encontrar fortaleza” e “extrair o bem de um mal”.
Poderíamos nos perguntar em que situação Jeremias e Moises ou até você se situaria na Parábola do Semeador (Mt 13,1-9)?Se não recorda, Jesus conta a uma multidão de um lugarejo não identificado essa parábola. Um semeador jogou sementes em cinco lugares distintos: no primeiro, o semeador jogou no meio do caminho e os pássaros comeram, no segundo; jogou num solo pedregoso, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque a terra era pouco profunda, porem veio um sol forte e queimou a planta por falta de raízes, no terceiro lugar; jogou no meio de espinhos, estes cresceram e sufocou a planta, no quarto lugar; jogou em terra boa, deram frutos, muitos frutos.
Se você quer dicas preciosas para a resposta, leia entre os versículos 18 e 23, do mesmo capítulo 19 de Mateus. Quem sabe a resposta estimule você a assumir verdadeiramente a sua vocação cristã.

2 comentários:

Aline disse...

Atender a um chamado de Deus e assumir uma vocação realmente não é fácil. Dúvidas, temor, capacidade (Deus capacita os escolhidos, então não justifica), preparação psicológica...São tantas coisas.Mas porque atender um pedido do Todo Poderoso nos coloca em conflito? Afinal, Ele`é o Senhor, e não deveríamos temer em atender o Seu chamado, mas infelizmente, tememos.

Blog Católico do Leniéverson disse...

Isso, temos que responder o chamado sem pestanejar.Colabore sempre.