sábado, 20 de abril de 2013

Em missa celebrada hoje, na Capela Santa Marta, Papa Francisco afirma que "Cristãos mornos são aqueles que querem construir uma Igreja na própria medida, mas esta não é a Igreja de Jesus".

Cristãos mornos não se consolidam na Igreja, afirma o Papa
Papa Francisco ao lado de dois coroinhas,
 na missa celebrada na Capela Santa Marta.

Rádio Vaticano - “Cristãos mornos são aqueles que querem construir uma Igreja na própria medida, mas esta não é a Igreja de Jesus”. Foi o que afirmou o Papa Francisco durante a Missa celebrada na Capela da Casa Santa Marta na manhã deste sábado, 20.
Na celebração, estavam presentes os voluntários do Dispensário Pediátrico ‘Santa Marta’, no Vaticano, confiado às Filhas da Caridade de São Vicente de Paula, que há 90 anos trabalham com crianças e famílias necessitadas de Roma, sem distinção de religião ou nacionalidade. Ao lado do Papa, como coroinhas, duas crianças.
Refletindo sobre a leitura dos Atos dos Apóstolos, Papa Francisco disse: “A primeira comunidade cristã, depois da perseguição, vive um momento de paz, se consolida, caminha e cresce ‘no temor do Senhor e com a força do Espírito Santo’”. Segundo o Papa, é nesta atmosfera que respira e vive a Igreja, chamada a caminhar na presença de Deus e de modo irrepreensível.
Então acrescentou: “É um estilo da Igreja. Caminhar no temor do Senhor é um pouco o sentido da adoração, da presença de Deus, não? A Igreja caminha assim e quando estamos na presença de Deus não fazemos coisas erradas e nem tomamos decisões erradas. Estamos diante de Deus. Também com a alegria e a felicidade: esta é a força do Espírito Santo, isto é o dom que o Senhor nos deu – esta força – que nos faz andar em frente”.
No Evangelho proposto pela liturgia de hoje (20), muitos discípulos acham muito dura a linguagem de Jesus, murmuram, se escandalizam e por fim abandonam o Mestre. “Estes – disse o Santo Padre -, se afastaram, foram embora, porque diziam ‘este homem é um pouco estranho, diz coisas que são muito duras e não podemos com isto… É um risco muito grande seguir este caminho. Temos bom senso, não é mesmo? Andemos um pouco atrás e não tão próximos a ele’. Estes, talvez, tivessem alguma admiração por Jesus, mas um pouco de longe: não queriam se misturar muito com este homem, porque ele diz coisas um pouco estranhas…”
Para o Santo, estes cristãos não se consolidam na Igreja, não caminham na presença de Deus, não tem a força do Espírito Santo e não fazem crescer a Igreja”. São cristãos de bom senso, afirmou o Papa, mas “somente isto”. “Tomam distância. Cristãos, por assim dizer, ‘satélites’, que tem uma pequena Igreja, na sua própria medida. Para usar as mesmas palavras que Jesus usou no Apocalipse, ‘cristãos mornos’. Esta coisa morna que acontece na Igreja… Caminham somente na presença do próprio bom-senso, do senso comum… aquela prudência mundana: esta é uma tentação justo da prudência mundana”.
Na homilia, Papa Francisco recorda dos tantos cristãos “que neste momento dão testemunho, em nome de Jesus, até o martírio”. “Estes – afirma – não são cristãos satélites, porque vão com Jesus, no caminho de Jesus”. “Estes sabem perfeitamente aquilo que Pedro disse ao Senhor, quando o Senhor lhe faz a pergunta: ‘Também vocês querem ir embora, serem ‘cristãos satélites’? Responde-lhe Simão Pedro: ‘Senhor, a quem iremos, só tu tens palavras de vida eterna’. Assim, um grupo grande se torna um grupo um pouco menor, mas daqueles que sabem perfeitamente que não podem ir a outro lugar, porque somente Ele, o Senhor, tem palavras de vida eterna”.
O Papa conclui sua reflexão com esta oração: “Oremos pela Igreja, para que continue a crescer, a consolidar-se, a caminhar no temor de Deus e com a força do Espírito Santo. Que o Senhor nos liberte da tentação daquele ‘bom senso’, da tentação de murmurar contra Jesus, porque Ele é muito exigente e, da tentação do escândalo. E assim por diante…”.

2 comentários:

Stefan disse...

Os cristãos de que fala o S Padre são os membros da DITADURA DO RELATIVISMO, acendem uma vela para Deus e outra ao diabo, querem se passar por cristãos e votam em comunistas como do PT, PC do B que perseguem a Igreja e estão satisfeitos com tudo à volta em materia de divertimentos, conforto e distrações.
De semelhante modo apreciariam que a Igreja se modernizasse mais, consideram-na rígida para o século XXI, muitos arcaicismos que deveriam ser substituídos, como poder casar de novo após a separação, mulheres sacerdotes...
Por que não uma Igreja "light"?

Blog Católico do Leniéverson disse...

É o famoso Panis et Circensis - Pão e Circo - para distrair ás massas. Quanto mais superficialismo, para alguns, melhor. Lamentável. Obrigado pela participação, Stefan, volte sempre.