sábado, 29 de dezembro de 2012

Arcebispo polonês que construiu igrejas em segredo na era comunista morre aos 94 anos.




(Agência Reuters)- O Arcebispo polonês, Ignacy Tokarczuk, que construiu igrejas em segredo, desafiando autoridades comunistas, tornando-se um herói popular por muitos, morreu aos 94 anos, disse a Agência PAP, neste sábado.
Um dos mais destacados membros do bloco clerical sovético anticomunista, Tokarczuk clandestinamente construiu centenas de igrejas sob os narizes dos governos ateus nas décadas de 60 e 70.
“Enquanto Ignacy Tokarczuk foi bispo de Przemysl, mais de 400 igrejas e capelas foram erigidas na diocese a despeito da carência de permissões de construção das autoridades comunistas”, disse o Arcebispo Jozef Michalik, presidente Episcopado Polonês, ao  site da Arquidiocese de Przemysl.
“Ele será lembrado por sua postura intransigente em defesa da instituição da Igreja Católica, apesar do assédio frequente pelo serviço de segurança da República Popular da Polônia”, acrescenta.
O ardil típico de um paroquiano na solida região católica de Przemysl, no sudeste da Polônia, para obter uma licença de construção das autoridades com o intuito de construir uma casa de fazenda, cujo interior foi, então, secretamente equipado como uma casa de culto e adoração.
Quando construtores voluntários da paróquia tinha tudo no lugar, eles afixavam uma torre pequena no telhado sob a cobertura da escuridão, e uma nova igreja era criada.
Tropas de segurança comunistas eram rotineiramente enviadas às igrejas depois que tudo era descoberto, mas, diante da perspectiva constrangedora de demolir uma estrutura construída por voluntários locais, as autoridades freqüentemente se entregavam (desistiam).
Apesar da constante vigilância e perseguição, inclusive com vistos negados impedindo viagens a Roma, Tokarczuk apoiou ativamente grupos dissidentes anticomunistas em 1970 e movimento de solidariedade, que surgiu em 1980.
Da união do primeiro bloco comercial tradicional soviético independente, o Solidariedde, evoluiu para uma força de 10 milhões pessoas que compõem movimentos pró-democracia que os comunistas tentaram esmagar.
Tokarczuk morreu na sexta-feira em Przemysl.

Nenhum comentário: