quinta-feira, 22 de novembro de 2012

E por falar em música...

Guido d´Arezzo 

Feliz dia dos músicos para todos. Principalmente os que tocam na igreja. Mas sabiam que se você hoje toca em seus instrumentos notas como Do Ré Mi Fá Sol Lá Si, deve muito a um monge beneditino chamado Guido d´Arezzo (992 — 1050)? Não? Sim? Ele (foto) era regente do coro da Catedral de Arezzo (Toscana), província de seu nascimento, criou as notas musicais com os nomes que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá,sol, lá e si (antes, ut, re, mi, fa, sol, la e san), baseando-se em um texto sagrado em latim do hino a São João Batista:

Ut queant laxis
REsonare fibris
MIra gestorum
FAmuli tuorum
SOLlve polluti
LAbii reatum
Sancte Ioannes

Que significa:

"Para que teus grandes servos, possam ressoar claramente a maravilha dos teus feitos, limpe nossos lábios impuros, ó São João."

O nome da sétima nota da escala, SI, foi estabelecido no século XV, com as iniciais das duas últimas palavras do último verso. Quanto a primeira nota posteriormente foi modificada para DÓ, na maioria dos países da Europa e no Novo Mundo, com o intuito de facilitar a comprensão e a entonação nesses lugares. Ele criou a pauta de quatro linhas, em conjunto com os neumas que passaram a indicar com precisão, além da direção melódica, os intervalos, Guido fazia uso de claves para indica o ponto de referência, os neumas passaram a ter as extremidades mais grossas afim de facilitar a identificação do ponto de partida e ponto de chegada. E a Guido d'Arezzo é também atribuída a invenção da "Mão Guidoniana", um sistema mnemônico usado para o ensino da leitura musical, em que os nomes das notas correspondiam a partes da mão humana. A contribuição de Guido d´Arezzo a musica é apenas uma parte das muitas participações e contribuições da Igreja Católica na história da música e, por conseguinte, na teoria musical. Curioso e Interessante, não?

De qualquer forma, Santa Cecília, Rogai por todos os músicos.

2 comentários:

maria disse...

Se a poesia e a música são inspiradas pelo Amor e DEUS é só Amor, então... Eu louvo e agradeço a ELE por permitir-me senti-LO e poder partilhar SUA intenção que se torna AÇÃO em nós! Escrevo para todos e canto só para mim todos os dias, mas DEUS ouve minha voz de maneira diferente, pois ELE a afina conforme quer. rsrsrs Não me arrisco às opiniões do povo! Kkkk
Ah! Já te sigo, meu irmão!!!

Blog Católico do Leniéverson disse...

Obrigado pelo seu comentário. Sim, temos que declarar esse amor a Cristo de forma incondicional. Ele quem nos conduz e dá o tom de nossas vidas. É nesse compasso que devemos encontrar o ritmo de nossa história. Eu também não me arrisco às opiniões do povo. Quem é intrépido e destemido, não se apoquenta e nem se apequena diante da luta. E, mais uma vez, obrigado por me seguir. Fica com Deus.