quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Devemos ser misericordiosos com o nosso próximo.


Leniéverson Azeredo Gomes

Imagem de Jesus Misericordioso

“Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou”. O texto de Lucas 1,  versículos de 69 a 75, que foi usado como substituto ao tradicional salmo, nos chama atenção para um Deus que é Salvador e que nos orienta a sermos servidores de Tua palavra e correspondermos ao chamado missionário d´Ele. E o Evangelho de hoje, retirada também de São Lucas, capítulo 11, versículos de 5 a 13, nos chama atenção para esta grande responsabilidade confiada a nós pelo filho de Deus, ou seja, Jesus Cristo: servirmos o nosso próximo a partir do “princípio da solidariedade”.
Vejamos isso, meus caros, Jesus, no texto de Lucas, conta aos seus discípulos  uma estória a respeito de uma pessoa que procura um amigo, à meia-noite,para que este lhe empreste um alimento, no caso, três pães, porque um conhecido dele chegou de uma viagem e não tinha nada a oferecer, o empréstimo em questão foi negado , sendo que a pessoa nem se levantou da cama e abriu a porta para fazer com a pessoa direito.
Cristo adverte: “Eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário”.
Nós somos a imagem e semelhança de Deus, como diz o texto de Genesis 1, 27 e por sermos a imagem e semelhança, temos que ser imitadores de Sua Palavra.  Jesus pontua aos discípulos e a nós também:
“Pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. Pois quem pede recebe; quem procura encontra; e, para quem bate, se abrirá”. (v 9-10)
            Se Deus é misericordioso, nós também temos de ser, esta é uma de nossas missões. Essa responsabilidade, não é um luxo, é um dever, uma obrigação nossa, é algo a qual temos o chamado de colocar em prática.
            Na Primeira Leitura litúrgica desta quinta-feira, São Paulo, repreende a comunidade dos gálatas, devido a um conjunto de atos insensatos, dentre os quais a não compreensão de que foram escolhidos para serem missionários e testemunhas deste Reino misericordioso e; anunciar Cristo crucificado.
            É preciso que, cada um de nós saiba que, não podemos ser como os gálatas ou como aquele homem do evangelho que possuíam uma dificuldade em se doar, em se comprometer a uma missão, a um desígnio.
            Pode até ser que a ação de ter um coração misericordioso com o próximo, possa ser difícil, possa ser uma cruz, mas temos de nos lembrar de que, quando temos o Senhor a frente, saberemos que Ele aliviará o peso da Cruz, irá diminuir o nosso fardo pesado.
            Hoje, quando o Brasil, comemora o Dia das Pessoas com deficiência, devemos pensar em ser igualmente atentos ao “principio da solidariedade”. É ceder lugar a eles no transporte coletivo, é não ocupar vagas de estacionamento destinadas a deficientes, é pedir que as autoridades públicas, elaborem políticas de acessibilidade construindo rampas nas calçadas; portas com degraus elevatórios nos ônibus, dentre outras coisas.



Nenhum comentário: