sábado, 29 de setembro de 2012

Morre Dom Antonio Mucciolo, arcebispo emérito de Botucatu


 Faleceu em São Paulo, no final da manhã deste sábado, 29 de setembro, o arcebispo emérito de Botucatu (SP), Dom Antonio Maria Mucciolo, aos 89 anos.

Portal Um



O velório será em Botucatu, na Catedral de Sant’ Ana, a partir deste domingo, depois da chegada do corpo vindo de São Paulo. O sepultamento está previsto para a segunda-feira, dia 1º de outubro, às 9h, na Cripta da própria Catedral.
Dom Mucciolo não estava bem de saúde desde o último dia 28  de agosto, quando foi internado em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, para a troca do aparelho marco-passo. Ontem, ele havia sido internado novamente no mesmo hospital.
Um dos fundadores e presidente da Rede Vida de Televisão desde a fundação, Dom Mucciolo nasceu em uma pequena cidade da Itália com o nome de Castel San Lorenzo em 1º de maio de 1923. Veio para o Brasil na companhia de seus pais com apenas um ano de idade se fixando na cidade de São Paulo e, posteriormente, em Sorocaba.
Vocacionado, matriculou-se no Seminário São José, de Botucatu, em 2 de fevereiro de 1937, sendo ordenando padre em 4 de novembro de 1949, aos 26 anos, por Dom José Carlos de Aguirre na Capela do Seminário São Carlos Borromeu.
A vida simples e a simplicidade dos ensinamentos de Jesus Cristo foram o fundamento do seu ministério, único parâmetro e exemplo a seguir. Com a tarefa de continuar a missão de Jesus Cristo, o único e eterno sacerdote, sua vocação foi um dom à Igreja no Brasil.
Homem da Palavra de Deus, da Eucaristia, do perdão e da bênção, ele foi um exemplo de humildade, penitência e tolerância, o pregador e conversor da fé cristã. Dom Antonio foi um comunicador e entusiasta da Igreja, que lutou por uma vivência cristã mais perfeita.
Foi nomeado bispo de Barretos em 26 de maio de 1977, sendo sagrado em 15 de agosto de 1977 na Catedral de Sorocaba pelo núncio apostólico Dom Carmine Rocco, adotando o lema “Sentire cum Ecclesia” (Sentir com a Igreja). Tomou posse em Barretos em 3 de setembro de 1977, onde permaneceu por 12 anos.
Em Barretos, sentiu em seu coração o desejo de um lugar reservado para oração, a construção de um seminário para formar os novos sacerdotes, e de uma casa de encontros e um centro de espiritualidade.
Com a ajuda de fieis dispostos em proclamar a boa nova nasceu a “Cidade de Maria”, cuja trajetória foi contada em livro, lançado em 2009, com o título: “Cidade de Maria – Experiência única no Brasil”. Dom Mucciolo também lançou em 2011 um livro autobiográfico, intitulado “Lembranças da Minha Vida”.
Enquanto ainda bispo de Barretos, juntamente com o jornalista João Monteiro de Barros Filho, fundou em 1º de maio de 1995 a primeira TV Católica do Brasil, a RedeVida de Televisão, com sede em São José do Rio Preto, hoje assistida por milhões de fiéis em todo território nacional.
Em 28 de junho de 1989 foi nomeado o 6° bispo e 3° arcebispo de Botucatu, no Estado de São Paulo. Tomou posse em 9 de setembro do mesmo ano, no lugar de Dom Vicente Marchetti Zioni.
Como comandante máximo da Arquidiocese de Botucatu, Dom Mucciolo, entre outras coisas, criou várias paróquias, ordenou dezenas de sacerdotes e construiu uma grande casa para os sacerdotes idosos denominada "Casa Cura d'Ars”. Também empenhou-se para desmembrar a Arquidiocese de Botucatu e criar a nova Diocese de Ourinhos em 30 de dezembro de 1998.
Em razão da idade, renunciou em 7 de junho de 2000, assumindo em seu lugar, Dom Aloysio Leal Penna, nomeado em 19 de novembro de 2008. Dom Aloysio, já falecido, deixou o governo da arquidiocese no dia 15 de fevereiro de 2009 quando assumiu o atual, Dom Maurício Grotto de Camargo.

______________
Nota do Blog: A Rede Vida foi a primeira rede católica de Televisão no Brasil. Dom Antônio Maria era um religioso que gostava do que fazia, percebíamos isso em cada entrevista que ele concedia. Ele era devotado a Rede Vida. É verdade que, nos últimos anos, Dom Antônio Maria, aparentemente, não estava conduzindo a emissora a contento. Muita gente começou a reclamar que a rede vida passou a transmitir leilões, deixar que padres que largaram o ministério para se envolver com mulheres apresentassem programas e colocar anúncios de produtos de procedência e conteúdos duvidosos, mas, com sua morte isso perde um pouco a importância.Que Deus o tenha em bom lugar.

Nenhum comentário: