segunda-feira, 18 de junho de 2012

Olho por olho, dente por dente : Será que isso é certo? - Reflexão litúrgica de hoje.

Leniéverson Azeredo Gomes




“Olho por olho e dente por dente”. Assim está escrito o primeiro versículo do evangelho de Hoje ( Mt 5, 38-42).Essa é a síntese da lei de talião, um código do Antigo Oriente, desenvolvido pelo profeta Moises, onde a justiça repousava sobre a vingança privada, registrada biblicamente, de forma ampliada e bem descrita, na passagem de Levítico 24, 17-20.

Grosso modo, se alguém, por exemplo, cortava um dedo de alguém era punido com pena igual ao crime praticado. A escola hermenêutica que desenvolveu a versão bíblica da Ave Maria, afirma que essa lei, na verdade desenvolve um apetite imoderado – não moderado – de vingança.
Vejamos, nos versículos 38a e 39  , do capítulo 5 de São Mateus, Jesus que sabia de toda a lei Mosiática, disse aos seus discípulos: “Tu ouvistes o que foi dito pelos antigos, mas, eu vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!
Cristo fez, uma espécie de reforma na lei  taliônica de Moisés, a partir de um dos mandamentos do Decálogo, popularmente conhecido como  Leis de Deus que diz: “Não matarás” (Ex 20,13 e Mt 5,21). Só Deus pode tirar a vida, e, de sobremodo, devemos “amar nossos inimigos, fazer o bem a quem nos odeia e, orar por aqueles que nos maltratam e nos perseguem”. (Mt 5,44) 
Jesus ainda afirmava “se alguém te citar em justiça para tirar-te a túnica, cede-lhe também a capa. Se alguém vem obrigar-te a andar mil passos com ele, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvies daquele que te quer pedir emprestado”. (Mt 5, 40-42).
De fato, a natureza cristológica se caracterizava pela busca “de um espírito de suavidade, paciência” e misericórdia, mas não foi a primeira vez em que o Filho de Deus chamou atenção sobre a utilização indiscriminada, equivocada e torta de leis antigas como a de Talião. Jesus condenou os fariseus que queriam apedrejar uma mulher adultera ( João 8, 1-10). De fato, em Levítico 24, 16, havia uma pena onde se afirmava “Quem blasfemar o nome do Senhor, será punido de morte: toda a assembleia deve apedrejá-lo. Quer seja estrangeiro ou natural, se blasfemar contra o santo nome, será punido de morte”.
Oras, “se alguém quiser condenar outra pessoa, deve se primeiro verificar se ele, o emissor da punição, tem ou não uma conduta irrepreensível”, assim afirma conclusivamente a autêntica exegese católica. Muita gente não entendia a pedagogia misericordiosa de Jesus, talvez pela dureza de coração ou o excesso de legalismo.
Amados, devemos compreender que “a paz excede todo o entendimento sobre o desejo de vingança” e que a vingança e o desejo de penas de morte, não faz parte dos planos de Deus. A verdade que se estabelece deve superar toda mentira e o ódio, para que nós possamos “perdoar setenta vezes sete”, ainda que isso seja extremamente difícil, mas não impossível. Afinal, como nos aconselha Santo Agostinho, “precisamos extrair do mal um bem maior”.

Nenhum comentário: