sexta-feira, 2 de março de 2012

"CRISTO VOS ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS" DIZ CARDEAL RYLKO AOS JOVENS NO CRISTO REDENTOR

JMJ/RJ - “Estou onde bate o coração dessa grande e maravilhosa cidade. Rezamos pelas intenções do Santo Padre Bento XVI e pela próxima JMJ no Rio de Janeiro, em 2013 para que produza abençoados frutos nas vidas dos jovens do Brasil e do mundo inteiro”, disse Dom Rylko.
O cardeal presidiu a Santa Missa, concelebrada pelo presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, pelos bispos auxiliares Dom Paulo Cezar e Dom Antonio Augusto Dias Duarte, pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, Dom Eduardo Pinheiro, pelos sacerdotes responsáveis pelos setores do Comitê Local e da comissão da CNBB.
Stanislaw Rylko
No início da celebração, Dom Rylko e Dom Orani parabenizam a população do Rio de Janeiro, representada pelas autoridades públicas, pelos 447 anos de sua fundação.
“No centro de cada JMJ encontra-se a pessoa de Jesus Cristo e é sobretudo a Cristo que os jovens querem encontrar. Por isto a estátua do Cristo Redentor do Corcovado é tão importante. Ela nos recorda o que essencial em cada Jornada: os braços abertos de Cristo, pronto a acolher com amor infinito todos os jovens do mundo”, afirmou Cardeal Rylko.
Ele recordou que por ocasião das JMJs a Igreja revela ao mundo o seu rosto jovem e cheio de alegria e impulso missionário, ressaltando que, para o Papa Bento XVI, elas são uma cascata de luz e de esperança.
"Atualmente está acontecendo no Brasil a peregrinação da Cruz da Jornada. É impressionante a força atrativa a milhares de jovens em todos os continentes que tem descoberto a verdade fundamental das suas vidas: que somente em Cristo, morto e ressuscitado há salvação e redenção. Esta cruz é como um arado que prepara o terreno para a semeadura da Palavra de Deus durante cada JMJ e de modo especial preparará o terreno na Terra de Santa Cruz, primeiro nome dado ao Brasil. O encontro pessoal com Cristo Redentor é por sua vez inseparável do encontro com  a sua Igreja. A JMJ alimenta nos jovens a consciência de ser parte integrante da Igreja, dá a eles a certeza de não estarem sozinhos", disse.
O presidente do PCL destacou que a intensidade do evento faz os jovens descobrirem o caráter planetário e o significado universal da pertença religiosa, põem em evidência a vitalidade da Igreja e da sua extraordinária capacidade de mobilizar e de agregar as jovens gerações, mesmo na sociedade pós-moderna, difusamente secularizada.
Sobre a visita do PCL para acompanhar a preparação da JMJ Rio2013, que começou na segunda-feira, 27 de fevereiro e se encerrará nesta sexta-feira, 2 de março, ele falou: “Nestes dias tivemos a oportunidade de trabalhar com o Comitê Organizador da JMJ. Ficamos muito impressionados com o trabalho do COL, com a sua generosidade, com seu empenho e profissionalismo. Parabéns. Ficamos também tocados pela ótima colaboração existente entre o Comitê e a CNBB, assim como com as autoridades civis. Tudo isso nos faz ter ótimas expectativas quanto ao bom êxito da JMJ Rio2013. Queremos manifestar a todos vocês em nome do Santo Padre a nossa profunda gratidão”.

Nenhum comentário: