quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Papa convida a redescobrir «obediência a Deus» Última audiência de 2010, 45ª do ano, dedicada a santa do século XV

Bento XVI convidou hoje os cristãos a deixarem-se “guiar sempre por Deus”, na úlima audiência pública de 2010, no Vaticano.

Numa catequese dedicada a Catarinha de Bolonha (1413-1463), santa italiana, o Papa disse que os fiéis são chamados a “cumprir todos os dias” a vontade de Deus, “mesmo se, muitas vezes, não corresponde aos nossos projectos”.

“Nesta perspectiva, santa Catarina convida-nos a redescobrir o valor da virtude da obediência”, afirmou.

Santa Catarina de Bolonha foi canonizada pelo Papa Clemente XI, em 1712.

Em português, o actual Papa lembrou-a como “uma mulher de vasta cultura, mas muito humilde”.

“Catarina deixou-nos um belo programa de vida espiritual, na sua obra «As Sete Armas Espirituais», que são: procurar solicitamente cumprir o bem; acreditar que, sozinhos, não poderemos jamais fazer algo de verdadeiramente bom; confiar em Deus e, por amor d’Ele, nunca temer a batalha contra o mal, tanto fora como dentro de nós mesmos”, elencou.

Bento XVI lembrou ainda as recomendações da Santa para “meditar muitas vezes nos factos e nas palavras da vida de Jesus, sobretudo na sua paixão e morte; recordar-nos que temos de morrer; manter viva na mente a lembrança dos bens do Paraíso; ter familiaridade com a Sagrada Escritura, trazendo-a sempre no coração, para que oriente todos os nossos pensamentos e acções”.

Aos peregrinos de língua portuguesa, o Papa deixou uma “saudação de boas vindas”, em particular para o grupo de Escuteiros de Penedono, de Portugal, desejando “abundantes dons de graça e paz do Deus Menino”.

Nenhum comentário: