terça-feira, 31 de agosto de 2010

Semana Brasileira sobre a Missão Continental acontece em Brasília

CNBB

“Vocês são testemunhas destas coisas (Lc 24, 48)”. Com este tema, acontece de 5 a 11, no Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília, a Semana Brasileira sobre a Missão Continental. O evento, organizado pela Comissão Episcopal para a Missão Continental da CNBB, teve início em 2008 e acontece anualmente com o objetivo de dinamizar a Missão Continental na Igreja no Brasil.

“O encontro possibilita o estudo da missão continental a partir do Documento de Aparecida (DAp), e ajuda a elaborar subsídios para as dioceses no Brasil; além disso, nos proporciona também, o encontro perspectivas e linhas de ação para a dinamização da Missão Continental em nossas dioceses”, disse o secretário executivo do Conselho Missionário Nacional (Comina), e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Dimensão Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, padre José Altevir da Silva.

O encontro aumentou seu leque de participação. Antes, direcionado apenas para os delegados vindos dos 17 regionais, este ano as inscrições foram abertas para todos os interessados. Segundo padre Altevir, a expectativa é que participem 56 pessoas de todas as regiões do Brasil. Devem participar também presbíteros, religiosos, leigos e agentes de pastoral.

Assessorias e temas

Durante os sete dias de encontro os participantes irão estudar sobre os mais diversos temas missionários, entre eles, “Elementos bíblicos da espiritualidade missionária”, assessorado pelo biblista e missiólogo, padre Sérgio Bradanini; “Paróquia Missionária, um projeto possível?”, com assessoria do sociólogo e teólogo pastoralista, padre José Carlos Pereira; e “Projetos e Métodos para uma Nova Evangelização”, assessorado pelo diretor do Instituto Santo Tomás de Aquino, de Belo Horizonte (MG), padre Manoel Godoy.

Nenhum comentário: