quarta-feira, 7 de julho de 2010

As enchentes na Região Nordeste estimulam a sociedade a desenvolver um dos mais nobres princípios cristãos: fazer o bem sem olhar a quem.

Por Leniéverson Azeredo Gomes*

A Parábola do Juízo Final (Mt 26, 31-45) narra à dualidade – dois lados - do comportamento humano, onde Jesus estabelece um conjunto de ensinamentos que ajudam àquele crê a desenvolver uma rede de solidariedade e amor ao próximo e repudia quem não faz nada pelo seu semelhante. O Messias dizia que está a sua direita, todo ser que dá de comer; de beber, serve ao peregrino e o acolhendo, dar roupas para o nu, visita aos enfermos e aos cativos das prisões.
Estar a direita do Pai, nesse caso é muito mais que desenvolver em si e por si, um desejo de auxiliar a quem precisa é, sobretudo “desejar fazer o bem ao mais pequenino do mesmo jeito que queremos fazer o bem para Deus” (Mt 26,40).
Este ano sofremos duramente com as tragédias naturais. Foram os terremotos no Haiti e no Chile, as enchentes no Rio, Niterói, no estado de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande de Sul que deixou muitos desabrigados, desalojados e provocou a perda de vidas humanas.
Agora, no mês de junho, nos deparamos nos meios de comunicação com mais uma tragédia: a do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco e Alagoas. Mais de 100 mil pessoas desabrigadas, quase 200 desaparecidas e um pouco mais de 44 pessoas mortas nos dois estados.
Mais uma vez podemos acompanhar nos olhos de seus moradores a sensação de desamparo, de desolação e da falta de perspectiva, enfim, uma tristeza sem fim que nos contagia. As águas dos rios que transbordam, não levam só as suas casas, mas também fotos, documentos, registros de sua existência, enquanto cidadão. As enchentes arrasam a dignidade, impõe o sentimento de impotência de que poderia ter feito algo a mais para não perderem os seus pertences.
As chuvas torrenciais levam seus ninhos, onde se comemoraram aniversários, foram motivos da lembrança da presença da pessoa querida, também da torcida pela conquista do título de hexacampeão da Seleção Brasileira, neste ano de 2010, na África do Sul.
Por isso, mais do que nunca, este povo tão sofrido que, parte dele vem ao “Sul”(Região Sul e Sudeste, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro), para lutar pela sobrevivência na Construção Civil, na Indústria do Açúcar e do Álcool e no comercio formal e informal, como empregados domésticos entre outros, precisa de sua ajuda.
Para retribuir este carinho, devemos fazer algo por eles. Existem diversas formas de ajudar os afetados pelas enchentes, em Alagoas e Pernambuco: com donativos e através de depósitos bancários. Através do Blog http:\\jornalista.lenny.zip.net, você poderá encontrar as contas bancarias, o que pode ser doado e alguns locais da sua região do seu estado de forma centralizada.Se o seu estado não tiver onde entregar, com certeza, em breve o blog fará a atualização dos locais a medida em que forem divulgados pelas defesas civis estaduais e municipais.
Faça a sua parte, deixa Deus transformar seu “coração de pedra em um coração de carne” (Ez 36,26).O Criador está convidando você a ser um anjo na vida daquele povo desamparado, assim também poderás estar sentado à direita do Pai e receber a vida eterna.

*Leniéverson Azeredo Gomes é Jornalista – Campos dos Goytacazes.

Reg. Prof. nº. 29663-RJ
DRT: 000640/08

2 comentários:

Anônimo disse...

Estamos sendo vítimas de nossas próprias ações. Ao longo do tempo o homem vem explorando de todas as formas a mãe terra sem pensar nas consequências futuras. Bem, elas vieram. A natureza precisa se reconstituir, mas e o homem? Diante de tantas calamidades, o homem demonstra o seu lado ainda humano que prevalece. Pessoas começam a fazer o bem ao proxímo, a manifestar mesmo sem perceber o amor divino que existe dentro em nós. Que a força do amor sempre prevaleça sobre todos os homens.
Aline X. Bras

Blog Católico do Leniéverson disse...

Os nordestinos tem de votar sem se deixar levar com os agrados, como o Bolsa-Família e outros projetos assistenciais.Colabore sempre.